O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, é outorgado, hoje, o título Honoris Causa, pela Universidade Joaquim Chissano, na cidade de Maputo. Chakwera é apadrinhado pelo antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano. O antigo estadista enalteceu a visão do outorgado em relação ao acesso ao transporte e energias viáveis e sustentáveis e a partilha de benefícios para o progresso dos países africanos.
O antigo presidente da República, Joaquim Chissano, falando na qualidade de padrinho do candidato, diz que o título é merecido, pois Chakwera é conhecido e reconhecido no mundo como um presidente humanista, pacifista, desenvolvimentista e Pan Africanista, que tudo tem feito para o desenvolvimento do seu país, da cooperação com Moçambique e com a região.
Chissano diz que a “governação inclusiva e visionária do presidente Chakwera fê-lo apostar na agricultura, turismo e mineração como base para o desenvolvimento do seu país” e os resultados são inquestionáveis.
A escola superior de relações internacionais da universidade Joaquim Chissano diz que foram feitos estudos científicos, em Moçambique e no Malawi, consultas a figuras idóneas nos dois países, para que se chegasse à conclusão de que sim, o título é merecido.
Lazarus Chakwera está em Moçambique para uma visita de trabalho de dois dias, que iniciou ontem, 14 de Agosto.