O governador da província de Maputo, Júlio Parruque disse que o projecto lançado a 20 de Dezembro é de extrema importância na preservação da vida da população local, tendo, por isso, enaltecido o contributo das comunidades na observância das regras de trânsito para evitar o derramamento de sangue nas estradas.
O parque automóvel da província de Maputo cresceu de 285.000 viaturas em 2017 para mais de 400.000 viaturas em 2021, quase o dobro. Aliado a este crescimento, está o comportamento humano que tem sido acompanhado pelo aumento da sinistralidade rodoviária na província de Maputo, onde os acidentes se saldaram em ferimentos e perdas de vidas humanas em pouco mais de 176 óbitos este ano.
Por isso, o projecto integrado de segurança rodoviária na comunidade, ora lançado, vai, segundo Parruque, trazer melhorias, tais como o reforço de infra-estruturas com a colocação de passadeiras em mais de 16 pontos críticos previamente identificados, recrutamento e formação de 24 jovens facilitadores de trânsito, entre outras, com principal enfoque na Cidade da Matola e na vila municipal de Boane.
Parruque sensibilizou os cidadãos da província em relação à prevenção dos acidentes, tendo interagido com peões e automobilistas para conscientizá-los da importância da observância das regras elementares de trânsito e de protecção contra a Covid-19.
Esta acção resulta da implementação da plataforma criada pelo Governo no âmbito da parceria público-privada para o seu engajamento dos cidadãos nos processos de desenvolvimento nacional.
Autocarro volta a circular em Jonassse
O governador de Maputo, Júlio Parruque, devolveu alegria à população do bairro Jonasse, distrito de Boane, ao anunciar a retoma da circulação do autocarro de passageiros da ETM na rota Jonasse-Baixa que se encontrava interrompida por causa das más condições da estrada. A retirada do autocarro deveu-se à degradação da via no troço Km16-Jonasse, que viria a beneficiar-se de várias intervenções visando o seu melhorame.