A Vulcan Mozambique lançou, na Cidade de Tete, o projecto Mão Amiga, que visa apoiar as instituições de acolhimento às crianças vulneráveis e idosos, na vertente de promoção de saúde e bem-estar, através de acções sociais que possam contribuir para a melhoria das condições de vida de pessoas vulneráveis.
O projecto em causa visa realizar acções de prevenção de doenças endémicas, de doenças relacionadas à nutrição e promoção de saúde oral; fazer triagem, diagnóstico precoce e tratamento das doenças identificadas; promover a educação sexual nas raparigas e rapazes e o bem-estar das crianças que vivem com o HIV/SIDA, entre outras acções, através do departamento de Saúde da Vulcan, em parceria com as entidades de saúde locais da Província de Tete.
Por sua vez, o departamento de Desenvolvimento Social da Vulcan vai reabilitar e apetrechar infra-estruturas e maquinaria das instituições de acolhimento às crianças vulneráveis e idosos; fornecer assistência técnica para apoio na geração de renda e incremento dos meios de subsistência; abrir furos de água e apoiar na capacitação profissional para garantia de empregabilidade e apoio na transição para a vida independente.
Falando na ocasião, Delmira Petersburgo, gerente das áreas de Saúde, Higiene Ocupacional e Ergonomia, disse que essa é uma iniciativa do chairman da Vulcan, Naveen Jindal, que se enquadra na responsabilidade social da empresa e constitui uma resposta aos problemas emergentes na nossa comunidade. “É a busca da inclusão dos diversos actores para o desenvolvimento e sustentabilidade económica das comunidades de que somos parte”, referiu.
Com duração de dois anos, espera-se que o projecto Mão Amiga beneficie directamente mais de 300 pessoas de cinco centros de acolhimento e de apoio à velhice e orfanatos localizados na província de Tete.
A esposa do Governador da Província de Tete, Célia Viola, enfatizou o papel da Vulcan no apoio a projectos sociais na província. “É com satisfação que testemunhamos o lançamento do projecto “Mão Amiga”, a ser implementado nos distritos de Tete e Moatize e congratulamos a Vulcan pela iniciativa que, no âmbito da sua responsabilidade social, tem prestado apoio às comunidades com transparência e respeito a todas as classes”.