O País – A verdade como notícia

Lança-se amanhã consulta para desenvolvimento de modelo de negócios para PME no sector do sal

O Ministério da Indústria e Comércio, através do Comité Nacional de Fortificação de Alimentos (CONFAM), em parceria com a Iodine Global Network (IGN) realizam, manhã, dia 30 de Novembro de 2022, na Cidade de Maputo, um workshop de consulta nacional sobre o desenvolvimento de um modelo de negócios para pequenas e médias empresas (PMEs) no sector do sal, com vista a aumentar os níveis de produção de sal iodado de qualidade em Moçambique.

A consulta nacional das partes interessadas será realizada com base nos resultados do estudo de mercado realizado no segundo trimestre de 2022, com o apoio da UNICEF e USAID, parceiros do CONFAM, cujo objectivo é desenvolver um plano viável de modelo de negócio a ser aplicado por pequenos, médios produtores e processadores, de modo a aumentar os níveis de produção do sal iodado de qualidade, identificar e apresentar oportunidades de investimento no sector do sal, particularmente em locais onde a cobertura e a produção do sal iodado são baixas.

O evento será dirigido pelo secretário permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, e contará com a participação dos parceiros de cooperação, cooperativas dos salineiros da zona norte, centro e sul do país, MISAU e grandes superfícies comerciais.

Recordar que a fortificação de alimentos em Moçambique é obrigatória, segundo o Decreto nº 9/2016 de 18 de Abril. Os veículos alimentares cuja fortificação é obrigatória são o sal, açúcar, óleo alimentar, farinhas de milho e de trigo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos