A Galeria Kulungwana acolheu, na sexta-feira, o lançamento de um projecto que visa imortalizar os artistas e figuras nacionais. O primeiro escolhido, pelo projecto, é o fotojornalista moçambicano: Ricardo Rangel.
Entre o jazz, a fotografia e conversa foi celebrado Ricardo Rangel na galeria Kulungwana; aliás, a noite foi denominada "a lente e o jazz". Rangel foi celebrado no âmbito do lançamento do projecto onde Stewart Sukuma é mentor.
O projecto visa imortalizar e divulgar os feitos de artistas que se dedicaram à arte e cultura moçambicana.
É importante revalorizar a cultura e as artes nacionais e uma das formas é rescrever a trajectória dos homens que fizeram e deram suas vidas às artes e culturas, disse Sukuma.
E como o dia era de Ricardo Rangel, João Costa ou simplesmente Funcho, sublinhou o espaço especial que a obra do seu antigo colega das lentes ocupa nas linhas da história do fotojornalismo nacional.
Rangel além de ser um homem que vivia entre lentes, era um devoto de jazz. E para conciliar a fotografia exposta no Kulungwana com o jazz, o Malhangalene Jazz Quartet animou a noite.