Klemente Tsamba, actor moçambicano radicado em Portugal, vai participar do Circuito de Teatro em Português, este domingo (27), em São Bernardo do Campo, Brasil.
O circuito reúne produções de países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal e Moçambique, e teve início sexta-feira (18), no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Tsamba irá representar Moçambique com a peça “Nos tempos de Gungunhana”, texto construído a partir do livro “Ualalapi”, do conceituado autor moçambicano Ungulani Ba ka Khosa. Na peça, o actor encarna vários personagens para contar a história do rei Gungunhana, intercalando com cânticos e ritmos africanos em que o público é convidado a participar.
O actor dá início ao grande “karingana” ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro da tribo Tsonga, chamado Umbangananamani, que fora em algum tempo casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice.
Porém, o enredo, rapidamente, se transforma em uma sequência de outros pequenos “karinganas” que relatam aspectos curiosos ligados à vida do Rei Gungunhana. O texto mostra a crueldade e as mortes que, por vezes, misturam-se com o humor em cada “karingana” contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique.
A programação do Circuito de Teatro em Português reúne nove grupos e 11 espectáculos em homenagem aos 500 anos da obra “Auto da Barca do Inferno”, do poeta português Gil Vicente.
Esta não é a primeira aparição do actor em palcos brasileiros, Tsamba esteve em Junho do ano em curso no Brasil para ministrar uma oficina e fazer um show musical e ainda apresentar o espectáculo teatral "Nos tempos de Gungunhana".
Klemente Tsamba nasceu em Maputo. Desde cedo envolveu-se com “a música de rua”, hip-hop, teatro amador e outras artes. Desempenha inúmeras funções, desde a criação cenográfica, a criação dos jogos rítmicos ou composição musical até a representação de personagens em palco.
Foi a arte que o levou a radicar-se em Lisboa, Portugal, dando importantes passos na carreira de actor.
Não é só teatro. Música, artes plásticas e arte-educação alinham-se no seu portefólio. Mas é como actor que as suas acções se evidenciam, já participou em peças clássicas como o “Conto de Natal” e “Peter Pan”, mas ganhou destaque principalmente com trabalhos voltados à cultura moçambicana. Actualmente lecciona expressões artísticas integradas em algumas escolas de Lisboa e desenvolveu um projecto, Poesia com Tempero, com uma actriz brasileira, no qual seleccionam poemas cujos autores escreviam em um português característico da sua própria proveniência.