A Ilha de Moçambique celebra 100 anos de elevação a cidade, e para o efeito a Associação Kulunguana em parceria com a Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), vai realizar um concurso fotográfico denominado “Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”.
Segundo o comunicado de imprensa enviado a nossa redacção, o concurso visa contribuir para o conhecimento e divulgação da Ilha de Moçambique ao nível local e internacional. A Ilha de Moçambique tem um lugar especial na história de Moçambique.
A Ilha de Moçambique foi classificada como património da Humanidade, em 1991, e para proteger o património o Governo moçambicano tem realizado várias acções.
A Ilha foi elevada a vila em 19 de Janeiro de 1763, para, em 17 de Setembro de 1818, ganhar o estatuto de cidade, sendo ainda a primeira capital da colónia de Moçambique.
O concurso está aberto para fotógrafos nacionais e estrangeiros, residentes em Moçambique e os trabalhos devem ser apresentados até o dia 13 de Julho.
Os três melhores trabalhos irão receber prémios no valor de 100 mil, 60 mil e 40 mil respectivamente. Os prémios serão entregues no salão da AMF durante a cerimónia de exposição dos trabalhos.