A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, participa no XXII Congresso Mundial de Petróleo, intitulado “Pontes ao nosso futuro energético’’, que decorre na Turquia desde 9 de Julho e vai durar cinco dias.
No congresso estão em abordagem temas relacionados com a exploração e produção de petróleo e gás natural, transportes e desenvolvimento sustentável. O evento conta com a presença de cerca de 50 ministros da Energia e altos representantes de empresas do sector.
Um comunicado do MIREME indica que a reunião irá debater as políticas e estratégias do desenvolvimento da indústria petrolífera, oportunidades de cooperação entre os países participantes, bem como avaliar o impacto dos últimos desenvolvimentos e inovações do mercado petrolífero. Na Turquia, a ministra dos Recursos Minerais e Energia vai assinar um memorando de entendimento no domínio de hidrocarbonetos e energia, que já está na fase final da sua negociação. O memorando visa, entre outros objectivos, identificar e desenvolver projectos de armazenamento, transporte e distribuição de produtos petrolíferos, bem como a construção e manutenção de infra-estruturas petrolíferas e de gás natural, construção, gestão e transmissão de electricidade.
Este evento acontece depois de, a 01 de Junho passado, o consórcio liderado pela empresa italiana ENI e que explora a area 4 da bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, ter formalizado a decisão de investir na plataforma de liquefacção de gás.