O Ferroviário de Maputo voltou a vencer a tangente na recepção a Universidade Pedagógica de Manica, com o único golo a ser apontado por Kamo-Kamo. O jogo inseria-se na 21ª jornada, em atraso. Na outra partida da tarde de esta quarta-feira, a União Desportiva de Songo e o Costa do Sol não foram para além de um empate a uma bola.
Saiu do banco de suplentes para dar uma vitória importantíssima ao Ferroviário de Maputo. É assim como é caracterizado o jovem jogador dos “locomotivas” da capital do país, Kamo-Kamo, que tem sido um salvador nas últimas jornadas. Aliás, Kamo-Kamo tem sido a arma secreta de Nelson Santos nos últimos meses, entrando quase sempre na segunda parte, para dar outra vida ao sector ofensivo dos verde-e-branco de Maputo.
Para esta partida, o Ferroviário de Maputo sabia da pressão que era exercida pela União Desportiva de Songo, que jogava à mesma altura diante do Costa do Sol, no 27 de Novembro, em Songo, bem como das dificuldades que iria encontrar diante da UP de Manica, o mesmo adversário com que perdeu na primeira volta. Dai que tenha entrado para esta partida algo tremida, a emprestar imensas dificuldades, mesmo tendo maior posse de bola e dispondo de melhores oportunidades para se adiantar do marcador, ainda na primeira parte.
Mas a atitude de alguns jogadores que estavam em sobre rendimento, e que não estavam em dia “sim” na tarde de hoje, fez com que a turma da capital do país não tivesse a mesma avalanche ofensiva que nos é habitual.
Na segunda parte, Nelson Santos teve que fazer alterações de vulto, inclusive tirando um defesa para meter um avançado, mais concretamente Kamo-Kamo, que mudou a forma de jogar dos “locomotivas” de Maputo. Kamo-Kamo começou por enviar um remate para defesa apertada do guarda-redes dos “universitários”, antes de enviar uma bomba para o poste direito da baliza da UP de Manica.
À terceira tentativa, de livre directo, Kamo-Kamo fez o que mais sabe fazer em situações similares. Fez a bola passar ligeiramente ao lado da barreira e anichar-se no fundo das malhas da Universidade Pedagógica de Manica. Uma vitória que abre ainda mais a distância pontual com os directos concorrentes à liderança do Moçambola, uma vez que passa a ter mais quatro pontos que a dupla Liga Desportiva de Maputo e União Desportiva de Songo, embora esta última tenha menos dois jogos que o líder, ou seja, seis pontos por disputar para procurar alcançar e passar para frente da liderança do campeonato nacional de futebol desta edição, vulgo Moçambola-2018.
Campeão e vice dividem pontos
Na outra partida da tarde desta quarta-feira, a campeã nacional, UD Songo, e o vice-campeão nacional, Costa do Sol, empataram a uma bola, no jogo realizado em Songo.
Até entrou bem a turma de Maputo, o Costa do Sol, que marcou ainda na primeira parte por intermédio de Sibale, deixando a turma da casa em maus lençóis, uma vez que a derrota podia ter implicações negativas nos próximos dias. Aliás, os “hidroeléctricos” fizeram do jogo de hoje de preparação para o embate do próximo domingo, diante do Al-Masry do Egipto, para a Taça CAF, sendo que era preciso fazer de tudo para não sair derrotado.
Valeu então o empate, que surgiu aos 78 minutos, por intermédio de Lau King, evitando a derrocada.
Para já, esta pronta final do Moçambola-2018, nos trará jogos de se tirar fôlego, com destaque União Desportiva de Songo vs Ferroviário de Maputo, na 22ª jornada, Ferroviário de Maputo vs Costa do Sol e Liga Desportiva de Maputo vs União Desportiva de Songo, na 23ª jornada, que poderão ditar o futuro da liderança da prova antes das últimas cinco jornadas da prova.