O internacional moçambicano, Manuel Kambala, foi o grande herói, sábado último, ao marcar um golo que garantiu a manutenção do Baroka FC na Premier Soccer League (PSL), campeonato sul-africano de futebol.
Em desafio da 30ª e última jornada da competição, diante do histórico Kaiser Chiefs, Kambala fez o golo de empate quando estavam jogados 59 minutos com um golpe de cabeça sem hipótese de defesa para o “keeper” Khune.
O Chiefs, que viu frustrado o objectivo de conquistar o título na PSL e açambarcar o valor de 15 milhões rands, ainda esteve em vantagem no marcador com um golo apontado por Billiat aos 39 minutos.
Com o empate, a uma bola com o Kaiser Chiefs, Kambala e companhia terminou a Premier Soccer League na 14ª posição com 29 pontos.
Ainda no que diz respeito aos moçambicanos que evoluem no campeonato sul-africano, nota de destaque para Edmilson Dove, defesa do Cape Town que foi titular no embate em que a sua formação venceu o Super Sport United, por 1-0. Este resultado permitiu ao conjunto do internacional moçambicano terminar a prova com na sexta posição com 42 pontos.
Sem Dominguez, que não fez nenhum jogo nesta retoma do campeonato sul-africano depois da suspensão imposta pela Covid-19, o Bidvest Wits venceu ao Polokwane City por 2-1, terminando o campeonato no quarto lugar.
A equipa orientada por Gavin Hunt falhou, desta forma, o acesso à Taça Nelson Mandela, mais conhecida como Taça CAF.
Manuel Kambala chegou ao Baroka FC em Julho do ano passado, transferido da União Desportiva de Songo, clube no qual se evidenciou e conquistou o Moçambola e Taça de Moçambique.
Enquanto isso, Simão Mathe voltou aos relvados no Japão após uma lesão que o afastou por dois meses da competição. Mas o regresso de Simão foi para esquecer não só por ter sido goleado mas também pelo cartão amarelo que “apanhou” após entrar a substituir.
O Vegalta Sendai, clube onde actua, foi goleado por 4 a 1 pelo Gamba Osaka, numa partida inserida na 14ª jornada da Liga Japonesa.