O País – A verdade como notícia

Juvenal Bucuane distinguido Poeta do Ano em Portugal

Na próxima terça-feira, Juvenal Bucuane vai receber um galardão que lhe reconhece o título Poeta do Ano 2019, pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD), e um diploma de Membro Honorário da organização, em Lisboa, Portugal. 

Segundo o CEMD, Juvenal Bucuane é o poeta do ano porque possui vasta obra publicada e de qualidade indiscutível, daí ter obtido consenso na escolha. Assim, o poeta e escritor receberá o galardão no próximo Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora (EEMD) que decorrerá na capital portuguesa próxima semana.

O reconhecimento do CEMD a Juvenal Bucuane acontece um mês depois do autor ter lançado mais um título de poesia, no caso, em homenagem à esposa, pela editora Cavalo do Mar. Entretanto, além de Meu mar, último livro seu, Bucuane é autor de duas dezenas livros, tais como, na poesia: A raiz e o canto (1984), Requiem: com os olhos secos (1987), Segredos da alma (1989), Limbo verde (1992), Marco zero (2004), Epicentro (2005), O fundo pardo das coisas (2015), Meu mar (2018); e na prosa: Xefina (1989), Kumbeza (1997), A denúncia (2003), Sal da terra: histórias do nosso chão (2005), Zevo, O Miliciano (e outros contos) (2009), Crendice ou crença – quando os manes ancestrais se tornam deuses (2012).

O CEMD é uma associação sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política, étnica, cultural ou religiosa. Com sede em Portugal, a associação pretende promover internacionalmente a literatura moçambicana no estrangeiro.

A cerimónia de distinção de Juvenal Bucuane, um dos nomes da Charrua, deverá realizar-se no Centro Cultural Galego.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos