O País – A verdade como notícia

Jovens formados mas sem emprego são marginalizados, diz Juventude da Renamo

A Liga Nacional da Juventude da Renamo diz não haver razão para jovens com formação não terem emprego, pois isso faz com que sejam marginalizados, e exige soluções para reverter este cenário.

A falta de emprego é uma preocupação que soa de todos os lados, e a Liga Nacional da Juventude da Renamo considera que a situação faz com que os jovens sejam marginalizados.

“Este desemprego é motivado pelo facto de a formação, que é dada nas universidades e nas escolas técnicas, não estar directamente ligada com as oportunidades que o país detém. Por exemplo, a maioria das pessoas que estão no processo de exploração dos hidrocarbonetos não são jovens. Vêm, na sua maioria, de outros países e ocupam as melhores posições, porque supostamente em Moçambique não há mão-de-obra qualificada para poder explorar esses recursos”, diz Ivan Mazanga, presidente da Liga Nacional da Juventude da Renamo.

Mazanga diz ser altura de mudar a situação e aponta soluções: “Temos que ligar a formação àquilo que são as oportunidades que o país detém. Há, por exemplo, muitos jovens licenciados que estão a vender amendoim, outros formados em Direito, mas são caixas de banco. Significa que as oportunidades que há em Moçambique não correspondem àquilo que é a formação que está a ser dada”.

Em relação à recente redução da tarifa na ponte Maputo–KaTembe, Mazanga diz que a medida continua sem efeito na vida dos cidadãos.

“No mesmo dia em que se retira da portagem da KaTembe, foi-se colocar dentro do Porto de Maputo. Portanto, foi-se tirar de um bolso e colocar no outro. Portanto, são manobras dilatórias para distrair a sociedade.”

A Liga Nacional da Juventude da Renamo acrescenta que as medidas para aceleração da economia, recentemente anunciadas pelo Presidente da República, devem ser revistas, porque não beneficiam a sociedade.

Estas preocupações foram manifestadas na Conferência Provincial da Liga Nacional da Juventude da Renamo, que decorreu, hoje, na Cidade de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos