O distrito de Boane acolhe, desde quarta-feira, o quarto acampamento nacional sobre Direitos Humanos, Cidadania e Acesso à Informação, de duração de três dias, que conta com a presença da sociedade civil e estudantes universitários com o objectivo de discutir o nível de participação dos jovens em processos eleitorais.
Durante a abertura do acampamento, o presidente do Misa Moçambique, Fernando Gonçalves, disse que os jovens não podem olhar para o voto como um simples acto de preencher o boletim, mas como uma decisão crucial para as suas vidas.
O Representante da Oxfam, Holger Wagner, encara o acampamento como uma representação de oportunidades de vários sectores da sociedade sobre como reforçar a participação dos jovens nos processos eleitorais.
A iniciativa faz parte das actividades previstas do programa de Acesso à Informação e Engajamento dos Cidadãos, orientado para a promoção do acesso à informação como pré-requisito para a transparência e premissa para que os detentores de direitos possam exigir o respeito dos seus direitos e respectiva prestação de contas.