O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, apela para que os jovens sejam participativos na busca de soluções que garantam a coesão social e consolidação da Unidade Nacional. Maleiane falava, esta quinta-feira, durante a abertura da Cimeira Nacional de Juventude, Paz e Segurança.
O chefe do governo moçambicano, entende que a consolidação da Unidade Nacional exige que “cada moçambicano promova e implemente acções conducentes à manutenção da paz e da reconciliação nacional”.
Para o alcance desse desiderato, diz Maleiane, é imprescindível que se cultive o respeito pela diversidade biológica , partidária, lingística, religiosa e racional.
“Se cada um de nós xultivar, no seu dia-a-dia, esses princípios e valores estará a contribuir para a consolidação da unidade nacional, que se alicerça na defesa da moçambicana, espírito patriótico, solidariedade, inclusão, respeito mútuo e convivência pacífica”, disse o Primeiro-Ministro.
Explicou também que os jovens constituem o grupo etário maioritário, por isso, “o Governo tem implementado medidas de acções para capitalizar este dividendo demográfico, através da capitalização deste grupo etário, em prol do desenvolvimento económico e social do país”.
Nesse sentido, o Governo tem apostado na consolidação de associativismo juvenil, garantam o acesso a educação e ensino técnico-profissional e acesso ao financiamento para potenciar as iniciativas juvenis geradoras de renda, com vista “a maior participação juvenil na busca de soluções que garantam a coesão social e consolidação da unidade nacional”.