Um acidente de viação e incêndio a dois estabelecimentos comerciais marcaram as festividades do Natal, na capital do país. Entretanto, a PRM diz que houve redução de casos de acidentes de viação neste Natal.
Depois da celebração do Natal e do Dia de Família, é hora de fazer o balanço.
E até pode ser um balanço bom, quando comparado com o Natal anterior, mas, ainda assim, teve manchas. É que um jovem de 18 anos morreu atropelado esta segunda-feira, na cidade de Maputo, e a Polícia da República de Moçambique registou o caso de uma mulher que terá sido violada sexualmente.
O atropelamento ocorreu “cerca das 10 horas da manhã no bairro do Albazine, onde uma viatura, que fazia o sentido Zimpeto-Albazine, via circular de Maputo, teria atropelado um cidadão de 18 anos, declarado óbito, no hospital “, disse Marta Pereira, Porta-voz da PRM/Cidade de Maputo.
Suspeita-se que o condutor do veículo estivesse embriagado e conduzido em altas velocidades.
Houve também incêndios em estabelecimentos comerciais no bairro Polana Caniço, e não resultou em feridos ou óbitos, mas apenas em danos materiais devido aos bens e produtos consumidos pelas chamas.
A Polícia diz que deteve 3 pessoas que tentavam subornar agentes da corporação.”Também tivemos o registro de ofensas corporais, com recurso a instrumentos contundentes, resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em diversos bairros”, disse a porta-voz da Polícia.
Cinco estrangeiros foram impedidos de entrar no país devido a irregularidades. A polícia fala também de casos de furtos de perucas e telemóveis na via pública.
A polícia diz que este ano, houve menos acidentes de viação que no ano passado, na cidade de Maputo. A título de exemplo, diz que no dia 24 não houve nenhum sinistro na capital. Diz também que as celebrações do Natal foram mais calmas em 2023, em relação a 2022.