O País – A verdade como notícia

Joe Biden  diagnosticado com câncer de próstata

Foto: Observador

O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, foi diagnosticado com câncer de próstata, de acordo com um comunicado de seu gabinete. O homem de 82 anos procurou atendimento médico após apresentar sintomas que levaram à descoberta de um nódulo na próstata.

Exames confirmaram a presença de câncer na sexta-feira, e novos exames revelaram que ele já havia se espalhado para os ossos. Os médicos descrevem o câncer como agressivo, com um escore de Gleason de 9, próximo ao topo da escala usada para medir a gravidade.

Apesar de sua disseminação, o câncer é sensível a hormônios, um factor que abre caminho para opções de tratamento que podem ajudar a controlar a doença, mas não curá-la. O câncer de próstata com metástase é significativamente mais difícil de tratar do que quando localizado. No entanto, a terapia hormonal pode retardar a progressão e melhorar a qualidade de vida. Especialistas afirmam que homens nessa situação geralmente são tratados com medicamentos, em vez de cirurgia ou radioterapia.

A saúde de Biden tem sido um tema de preocupação pública há muito tempo, especialmente durante os últimos anos de sua presidência. Embora ele tenha lutado contra um câncer de pele e tenha removido um pólipo pré-canceroso durante seu mandato, este diagnóstico marca seu maior desafio de saúde até o momento.

Biden fez da pesquisa do câncer uma pedra angular de seu legado político — principalmente por meio da iniciativa “Cancer Moonshot”, inspirada em parte pela morte de seu filho Beau, vítima de câncer no cérebro em 2015.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos