O País – A verdade como notícia

Já foram localizados os corpos dos cinco desaparecidos em naufrágio na Zambézia

Os cinco corpos encontrados entre quarta e quinta-feira eram dados como desaparecidos no naufrágio registado no dia 27 de mês de Agosto, última segunda-feira. As vítimas estavam entre um grupo de oito pescadores, numa embarcação artesanal que não resistiu às tempestades.

Augusto Dongo, administrador marítimo da província da Zambézia, explicou que os corpos foram encontrados na quarta e quinta-feira. Todos são do sexo masculinos com idades compreendidas entre 35 e 50 anos.

“Queremos lamentar a situação ocorrida em consequência do naufrágio e ao mesmo tempo apelar às comunidades para observarem o estado de tempo como também medidas de segurança, para evitar casos similares”, disse o administrador marítimo, afirmando que destacou duas equipas no terreno para trabalho de busca e esclarecimento do caso.

Sucede que o mau tempo verificado é que culminou com o naufrágio e ocorreu na sequência do fenómeno El Niño, que provoca ondas em forma de moinho. Estes moinhos causam um fenómeno designado por fortuito. Trata-se de um estágio muitas vezes severo quando atinge embarcações de pequeno porte.

Devido ao estado avançado de decomposição, quatro corpos foram enterrados no local e apenas um foi entregue à família no bairro Icidua para a devida sepultura. “Não tínhamos outra alternativa, os corpos estavam já decompostos em estado muito avançado. Enterrar no local foi a única alternativa encontrada”, disse o administrador marítimo, Augusto Dongo.

Assim, só este ano, Zambézia passa a contar com mais de 15 óbitos provocados por naufrágios no mar. O destaque vai para o rio Chire, no distrito de Morrumbala.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos