O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi quer ver iniciativas de combate à pobreza replicadas

As iniciativas de combate à pobreza e geração de renda desenvolvidas pelo Centro Aberto do bairro de Nhamadjessa, são replicáveis, diz a primeira-dama, Isaura Nyusi, acrescentando que não se deve desenvolver só em Manica e sim em todo o país.

A primeira-dama manifestou a vontade na sexta-feira última, no decurso da interacção com os residentes daquele bairro localizado na zona periférica da cidade de Chimoio, tendo destacado que estas iniciativas devem ser acompanhadas de acções de formação e capacitação em matérias de gestão.

"Alegra-nos saber que de entre várias acções desenvolvidas neste bairro para o empoderamento da mulher estão actividades de micro-finanças, mais conhecidas por Xitique, em sete grupos de cerca de 25 membros cada, sendo mais de 80 por cento constituídos por mulheres", afirmou Isaura Nyusi.

Segundo Isaura Nyusi, com este modelo de poupança as mulheres desenvolvem pequenos negócios, compram insumos agrícolas para a produção de hortícolas e outras actividades visando a melhoria das condições de vida das suas famílias.

"Para o efeito, é importante promover o associativismo e a sua legalização com o envolvimento dos líderes comunitários e outras lideranças locais, como forma de assegurar uma melhor organização para que os seus membros sejam elegíveis e tenham acesso a financiamentos, assistência técnica garantida", acrescentou.

As acções de capacitação, segundo Isaura Nyusi, têm em vista permitir que estas iniciativas possam progressivamente passar de pequenos a médios negócios de piscicultura, agropecuária e outros projectos sustentáveis.

Isaura Nyusi ofereceu ao Centro Aberto de Nhamadjessa meios de compensação a pessoas deficientes, compostos por cadeiras de rodas, canadiana e bengalas.

O Centro Aberto de Nhamadjessa foi criado para apoiar crianças órfãs e vulneráveis e realiza várias actividades de geração de receitas, como corte e costura, criação de frangos, cabritos e prevê introduzir num futuro breve cursos profissionalizantes de carpintaria e electricidade.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos