A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, participa, desde segunda-feira até quinta-feira, em Nova Iorque, EUA, num seminário de intercâmbio das primeiras-damas a nível mundial.
Isaura Nyusi faz-se acompanhar, neste evento, pelo embaixador de Moçambique nos Estados Unidos da América, Alfredo Nuvunga, e quadros do Gabinete da Primeira-Dama.
O evento, segundo uma nota enviada ao “O País”, vai debater temas relacionados com o desenvolvimento global num contexto geopolítico, económico, ambiental, social e tecnológico em constante mudança, bem como melhorar o papel das primeiras-damas como catalisadoras de mudanças positivas e transformação social.
Durante o encontro, os participantes terão um espaço para o fortalecimento das suas habilidades de liderança, com vista a apoiar programas de desenvolvimento sustentável com impacto nas áreas da saúde, educação, igualdade de género, desenvolvimento económico e mudanças climáticas.
Por outro lado, o seminário pretende ainda ser um espaço onde se discute a necessidade de se criar lideranças nacionais, regionais e globais que possam partilhar experiências pessoais, desafios e lições após o seu período de governação.
O simpósio é co-organizado pela Aliança Global das Primeiras-Damas, Universidade de Colúmbia e a Organização das Primeiras-Damas de África para o Desenvolvimento, com a finalidade de alargar as experiências das Primeiras-Damas no desenvolvimento das actividades de responsabilidade social dos seus gabinetes.