O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi outorgada título Honoris Causa pela UniRovuma

A primeira-dama da República, Isaura Nyusi, é desde hoje, Doutora Honoris Causa pela Universidade Rovuma. A atribuição foi feita pelo seu papel no empoderamento de mulheres e raparigas.

A distinção da esposa do Presidente da República está inserida no âmbito da realização pela UniRovuma do III Fórum sobre Acção Humanitária e Responsabilidade Social, sob o lema “Pela Acção Humanitária e Responsabilidade Social, Juntos Podemos”.

Durante a atribuição, foi destacado o papel de Isaura Nyusi no empoderamento da rapriga, com ênfase na área de educação. Onde se fez a menção do projecto “Sou Capaz”, que capacitou mulheres e raparigas na área da educação.

O reitor da Universidade Rovuma, Jorge Brito dos Santos, disse que o título foi atribuído como forma de reconhecimento do trabalho feito pela primeira-dama para aliviar o sofrimento da população.

“Em celebração do trabalho humanitário  e responsabilidade social, decidimos que seria relevante reconhecer quem já está a fazer muito nesta área, com acções concretas que salvam vidas e aliviam o sofrimento das nossas populações”, disse.

Isaura Nyusi contou com o apadrinhamento da Doutora Benigna Zimba, da Universidade Eduardo Mondlane, para a atribuição do título honorífico, e o professor Doutor Armindo Ngunga foi presidente da comissão ad-hoc de juri de avaliação criada para analisar e decidir pela atribuição do título.

Ao tomar a palavra, a Doutora Honoris Causa destacou alguns dos seus compromissos na área da educação da mulher e saúde, que abraçou ao longo dos últimos 10 anos.

“É esta visão que enquadra os programas ‘Eu Sou Capaz’, campanhas de vacinação, campanhas de rastreio do colo do útero e da mama, nas mulheres, e do cancro da próstata, nos homens, e campanhas em defesa da população idosa. Minhas senhoras e meus senhores, o ponto central do desenvolvimento social, no âmbito das nossas acções, é a figura da mulher e da rapariga.”

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos