A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, defende a aposta na educação, sobretudo da rapariga, com vista a garantir um futuro melhor das crianças, bem como o desenvolvimento de Moçambique.
Isaura Nyusi falava no posto administrativo de Motaze, distrito de Magude, província de Maputo, durante a inauguração da Escola Primária de Motaze.
“Ficamos felizes, por impulsionar o crescimento do efectivo escolar neste posto administrativo, pois a Escola de Motaze prevê, para o próximo ano lectivo, um incremento de 1300 alunos, para cerca de 1600 alunos, com a expansão da rede eléctrica que permitiu a introdução do curso nocturno”, afirmou.
Na ocasião, a Primeira-Dama assegurou que o Governo continua empenhado na mobilização de recursos para a construção de mais infra-estruturas escolares, com vista a permitir o acesso ao ensino a mais crianças, “a título de exemplo, no mês passado arrancaram aqui, em Motaze, concretamente nas localidades de Panjane e Mapulangwene, as obras de construção de três escolas primárias do primeiro e segundo graus, do investimento do Estado moçambicano”, lembrou.
O distrito de Magude conta, actualmente, com 70 estabelecimentos de ensino, sendo duas do ensino secundário, três do ensino técnico-profissional e as restantes do ensino primário do primeiro e segundo graus.