Uma missão de empresários holandeses encontra-se na província de Manica a procura de oportunidade de investimentos, em diversos sectores de actividades. A agricultura é já apontada como uma das suas apostas, embora o governo queira estender as suas acçoes para o sector de mineração
A equipa holandesa trabalha, desde esta segunda-feira, em Manica, tendo deslocado-se para todos os 12 distritos, onde observou as potencialidades existentes em cada e já pisca o olho no sector agrário.
“Ambos lados têm muito interesse, porque o sector agrícola aqui em Manica tem muito potencial, especialmente essa região de Manica tem as condições mais favoráveis e Holanda tem interresse de fazer negócios, como vocês sabem, Holanda é o segundo maior produtor a nível mundial em termos de agricultura. No entanto, muitos dos nossos produtos são processados na Holanda, então precisamos também ter produtos processados em todo o mundo”, disse um dos investidores.
Em resposta, a governadora de Manica disse que a província tem tudo o que a Holanda precisa.
“Há potencial para a produção de café, trigo, cevada, castanha de caju, gengibre, entre outros produtos que aqui podem ser produzidos”, disse Francisca Tomás, que instou aos empresários a olharem também para a área de mineração e agro-processamento.
“Como vimos temos há ocorrência de vários minérios e com potencial para a instalação de grandes unidades de exploração e processamento. Não posso dizer o que temos, já viram aqui”, disse a governante.
O Governo de Manica assegura que possui terras para a efectivação de projectos, que os holandeses têm na manga.