Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Pelo menos nove pessoas morreram devido a um incêndio ocorrido numa Unidade de Cuidados Intensivos (destinada a doentes com COVID-19) de um hospital privado na Turquia, anunciaram as autoridades de saúde locais.

O caso deu-se na província de Gaziantep e foi causado pela explosão de um ventilador, segundo reporta o Notícias ao Minuto, citando uma agência de notícias norte-americana, acrescentando que os restantes pacientes que se encontravam a receber tratamento foram transferidos para hospitais próximos.

De acordo com a agência de notícias Andalou, as vítimas mortais tinham entre 56 e 85 anos de idade.

Doze pessoas morreram este sábado e outras três contraíram ferimentos quando um comboio embateu num autocarro de passageiros numa passagem de nível na região de Puranapoil, no Bangladesh.

Citado pelo Notícias ao Minuto, Jaipurhat Sazzad, inspector adjunto da polícia local afirma que o sinistro ocorreu porque “não havia pessoal ferroviário na travessia naquela altura. O comboio arrastou o autocarro quase um quilómetro”.

“Dez pessoas morreram no local. Até agora, transferimos cinco pessoas feridas para o hospital, duas morreram quando recebiam cuidados médicos”, precisou.

Os acidentes ferroviários em passagens de nível são relativamente comuns no Bangladesh, uma vez que muitas permanecem frequentemente sem vigilância, segundo escreve o Notícias ao Minuto.

Entre 1 de Janeiro e 22 de Dezembro de 2019, pelo menos 239 pessoas morreram e 470 ficaram feridas na sequência de 217 acidentes em passagens de nível, segundo o Instituto de Investigação de Acidentes da Universidade de Engenharia e Tecnologia do Bangladesh.

As celebridades mais bem pagas do mundo ganharam, juntas, USD 6,1 mil milhões sem impostos e taxas, uma queda de USD 200 milhões em relação a 2019, depois que a pandemia da COVID-19 fechou estádios e cancelou shows em todo o mundo. O declínio foi o primeiro desde 2016, ano seguinte ao que Floyd Mayweather e Manny Pacquiao ganharam quase meio bilião de dólares pela luta mais valiosa da história do boxe. Mas, mesmo com o coronavírus à espreita –e os EUA literalmente pegando após o assassinato de George Floyd–, o espectáculo continuou.

As celebridades mais bem remuneradas foram Kylie Jenner e Kanye West, que facturaram USD 590 milhões e USD 170 milhões, respectivamente. West colectou a maior parte de seus ganhos pelo acordo de sua linha de sapatilhas Yeezy com a Adidas, enquanto parte da fortuna de Kylie veio da venda de 51% de sua empresa de cosméticos para a Coty em Janeiro. Embora ela tenha exagerado ao longo dos anos sobre a grandiosidade de seus negócios, o valor levantado na transacção é real –o suficiente para ser classificado como um dos maiores ganhos de celebridades de todos os tempos.

Três gigantes do streaming distribuíram USD 300 milhões para as estrelas da lista, incluindo Ryan Reynolds (18ª colocação, com USD 71,5 milhões), Billie Eilish (43º, com USD 53 milhões) e Jerry Seinfeld (46º, com USD 51 milhões). Sozinha, a Netflix foi responsável por mais de dois terços do valor total.

Os shows ao vivo geraram as maiores receitas da carreira para alguns nomes da música. A “Divide Tour”, de Ed Sheeran, atraiu 8,9 milhões de fãs, arrecadou USD 776 milhões e superou o recorde de valores levantados em turnê que até então era do U2. Outros artistas terão os valores afectados no ano que vem, já que os shows de Taylor Swift (nº 25, USD 63,5 milhões) a Paul McCartney (nº 93, USD 37 milhões) foram cancelados por causa da pandemia.

Restam “apenas algumas horas” para Bruxelas e Londres chegarem a um acordo sobre as futuras relações comerciais, alertou, hoje, o negociador chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier citado pela Lusa.

“Chegou o momento da verdade. Temos muito pouco tempo, algumas horas úteis nestas negociações se quisermos que este acordo entre em vigor em 01 de janeiro”, disse Michel Barnier durante um debate no Parlamento Europeu.

“No momento em que estamos a falar, muito sinceramente, (…) não posso dizer-vos qual será o resultado desta etapa final da negociação. É por isso que temos de estar prontos para todos os cenários”, acrescentou Michel Barnier.
Os eurodeputados deverão votar ainda hoje uma série de medidas de contingência para o caso de as negociações falharem, escreve Notícias ao Minuto que cita a Lusa.

“Esta manhã retomaremos as negociações com [o negociador britânico] David Frost para uma tentativa final de encontrar um acordo aceitável, particularmente sobre a pesca. Não temos a certeza de ser bem-sucedidos se nem todos fizerem um esforço real e concreto”, informou Barnier.

O Reino Unido abandonou a UE a 31 de Janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que terminam no próximo dia 31 de Dezembro.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

Doze pessoas morreram vítimas de chuvas torrenciais e consequentes inundações que afectam o Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

A maior parte das vítimas foi registada na cidade de Presidente Getúlio, onde a intempérie provocou várias derrocadas, que bloquearam vias de acesso e deixaram metade da localidade sem comunicações e electricidade, escreve Notícias ao Minuto

Segundo os serviços de Defesa Civil, citado pelo Notícias ao Minuto, as chuvas que começaram na quarta-feira e se prolongaram até quinta-feira provocaram danos e deixaram pessoas desalojadas em vários municípios do Vale de Itajaí e na região metropolitana de Florianópolis.

As autoridades temem que o balanço de vítimas ainda venha a aumentar, já que há também duas dezenas de pessoas dadas como desaparecidas.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, testou positivo para o novo Coronavírus, informou o Palácio do Eliseu, esta quinta-feira, mas ainda não se sabe as circunstâncias da infecção. O estado de saúde de Macron fez com que o primeiro-ministro português, António Costa, fosse colocado em isolamento, devido ao recente contacto entre ambos.

O primeiro-ministro português foi submetido ao teste da COVID-19 na manhã desta quinta-feira e aguarda a avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde e apesar de não apresentar sintomas do vírus, António Costa decidiu cancelar a viagem marcada para esta sexta-feira a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Foi ainda cancelada “toda a agenda pública que implique a sua presença física”, indica um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

Por sua vez, o primeiro-ministro francês, Jean Castex e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que também estiveram em contacto com o Macron, também anunciaram isolamento voluntário.

O diagnóstico de Macron ocorre numa altura em que o país inicia o relaxamento do lockdown para conter a disseminação do Coronavírus.

 

 

O continente africano registou, nas últimas 24 horas, mais 410 mortes e 18.089 casos positivos, atingindo um total 57.057 óbitos e 2.408.064 pessoas infetadas desde o início da pandemia nos 55 estados-membros da União Africana, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

O número de recuperados, nas últimas 24 horas, foi de 13.138, para um total de 2.037.148.

A África Austral é a região mais afectada, com 981.746 casos de infecção e 25.420 mortes registadas. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela COVID-19 no continente, contabiliza um total de 873.679 infecções confirmadas e de 23.661 casos de mortes devidas à doença.

O Norte de África é a segunda zona mais afectada pela pandemia, com 836.010 casos positivos e 21.813 vítimas mortais.

A África Oriental ultrapassa agora os 300 mil casos de infecção (300.582) casos e regista 5.595 mortos, na África Ocidental o número de pessoas contaminadas é de 220.559, com 2.995 mortos, enquanto a África Central regista 69.167 casos e 1.234 óbitos, os mesmos registados no sábado.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.966 mortos e 122.609 infectados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 6.711 vítimas mortais e 403.619 infectados.

Entre os seis países mais afectados pela pandemia estão também a Tunísia, com 3.956 mortos e 113.241 infectados, a Argélia, com 2.623 óbitos e 93.065 casos, a Etiópia, com 1.813 vítimas mortais e 117.542 casos, e o Quénia, com 1.604 óbitos e 92.459 infetados.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Angola regista 372 óbitos e 16.362 casos, seguindo-se Moçambique (144 mortos e 17.042 casos), Cabo Verde (110 mortos e 11.395 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.195 casos), Guiné-Bissau (44 mortos e 2.446 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 1.009 casos).

O primeiro caso da COVID-19 em África surgiu no Egito, no dia 14 de Fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infecção, no dia 28 de Fevereiro.

Morreu na noite de segunda-feira, aos 68 anos, o cantor Paulo César Santos mais conhecido por Paulinho. A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde, segundo a Folha de São Paulo.

O vocalista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio, onde fazia tratamento para se recuperar de complicações da COVID-19. Paulinho tinha feito um transplante de medula em Setembro, para tratar de um linfoma, e no mês passado foi internado com COVID-19.

O hospital citado pela Folha de São Paulo disse ainda que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.

Em mensagem enviada ao G1, a assessoria do Roupa Nova informou que o artista “já não estava mais infectado com COVID-19. Porém, em decorrência do vírus, outros factores complicaram”.

Paulo César estava na banda desde sua formação, no início da década de 1980.

Nascido no Rio em 1952, Paulo César Santos se apresentava em bailes cariocas antes de se juntar à banda Os Famks, nos anos 1970. O grupo depois mudaria o nome Os Motokas, antes de receber o nome definitivo, Roupa Nova, após assinar um contrato de gravação, já na década de 1980, escreve a agência de notícias brasileira, G1.

Paulinho deixa dois filhos: Pepê, baterista da banda Jamz, revelada no programa SuperStar (TV Globo), e a cantora Twigg.

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos da América (EUA) confirmou, ontem, a vitória do democrata Joe Biden, nas eleições presidenciais de Novembro, que com 306 votos ultrapassou largamente o mínimo de 270 necessários, escreve a Euronews.

A vitória de Joe Biden foi ratificada depois de os delegados do Colégio Eleitoral pela Havai, o último dos 50 estados norte-americanos, atribuírem os quatro votos daquele estado ao democrata, que já tinha 302 votos e acabou com 306, de um total de 538.

Os grandes eleitores dos seis Estados nos quais o presidente Donald Trump apresentou queixas de fraude eleitoral confirmaram todos a vitória do democrata.

“O povo votou e a fé nas nossas instituições foi mantida. A integridade das eleições mantêm-se intacta. E, por isso, é o momento de virar a página, como sempre fizemos ao longo da história. Unir-nos, sarar as feridas. Tal como disse durante a campanha, serei o presidente de todos os norte-americanos. Precisamos de trabalhar juntos para dar-mos a hipótese de baixar a temperatura e, acima de tudo, precisamos de unir-nos em solidariedade”, afirmou Joe Biden, presidente-eleito dos EUA.

Biden arrecadou o voto de 306 grandes eleitores, contra 232 para Trump

+ LIDAS

Siga nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE