José António Seguro foi eleito, na noite deste domingo, Presidente de Portugal com mais de 60% dos votos. Segundo projecções da Universidade Católica para a RTP, o antigo Ministro e líder do Partido Socialista deixou para trás André Ventura, que conseguiu entre 27 a 30% dos votos.
Mais de 11 milhões de eleitores foram chamados a eleger o próximo Presidente da República, que sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa.
O socialista António José Seguro tornou-se no sexto Presidente da República eleito da história da democracia, após uma vitória esmagadora, traduzida no maior número de votos alcançado por um candidato presidencial.
Seguro terminou a corrida presidencial com o dobro do resultado do seu adversário, o líder do partido Chega, André Ventura, e com uma força política reforçada pelo segundo melhor resultado percentual de sempre de um candidato a Belém.
Refira-se que em 11 eleições para a Presidência da República desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, foi a segunda vez que a eleição do chefe de Estado se decidiu numa segunda volta, depois de, em 1986, os portugueses terem decidido entre Diogo Freitas do Amaral e Mário Soares


