O Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) irá, na próxima Segunda-Feira, interromper o normal funcionamento do seu sistema, ou seja o Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), durante todo o dia.
Segundo a Direcção-Geral do INSS, a interrupção do sistema informático insere-se na melhoria dos processos de gestão levados a cabo pela instituição, no quadro da modernização e informatização do sistema de segurança social, que veio melhorar a qualidade de prestação de serviços aos utentes e da própria gestão, durante os últimos tempos.
Tendo em conta que a medida irá afectar os utentes, nomeadamente contribuintes e beneficiários de todo o país e aqueles que residem no exterior, a quem enedereça desculpas pelo transtorno, o INSS garante que o trabalho será realizado dentro do período previsto, sem perturbação de qualquer dado ou informação no sistema, não apenas para estes, como também para o público em geral.
Para os utentes que tenham como prazo a regularização de alguma situação até ao próximo dia 6, Segunda-Feira, o INSS esclarece que não terá nenhum impacto, tanto em termos sancionais, como quanto à sua prescrição, podendo o mesmo ser reajustado automaticamente. Aliás, no âmbito do COVID-19, o INSS suspendeu os actos sancionatórios aos utentes em situação irregular.