O País – A verdade como notícia

INSS anuncia liquidez de 61 mil milhões de Meticais na CASP 2023

O Instituto Nacional de Segurança Social tem um fundo de 61 mil milhões de Meticais com capacidade para financiar projectos de investimento. A informação foi revelada na Conferência Anual do Sector Privado que decorre em Maputo.

“Fundo de Pensões como instrumentos para desbloquear alternativas de financiamento investimento” foi o tema de uma das sessões da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que decorre, desde esta quarta-feira, em Maputo.

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) falou de disponibilidade financeira para financiar projectos de investimento no país. Jaime Nhavene, Director Financeiro do INSS, disse que a instituição tem, neste momento, 61 mil milhões de meticais para financiar a economia, sendo que os investimentos estão fragmentados em 48% em obrigações públicas e privadas, 33% em depósitos a prazo e os restantes 19 estão noutras aplicações, como é o caso de aplicações no sector imobiliário.

A Moçambique Previdente Sociedade Gestora de Fundos de Pensões também falou de fundos disponíveis para as empresas acederem.

Manuel Sinela, da Moçambique Previdente Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, avançou que a instituição está com um 2,9 mil milhões de Meticais de fundo de sete empresas que adoptaram o sistema de segurança social complementar para financiar a economia.

Marta Mapilele, Fundo de Pensões do Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), falou da experiência de se ter criado o Expôro, há quatro anos, como um fundo de pensões complementar para os trabalhadores dos CFM e que está a trazer benefício para os contribuintes.

O debate contou com a participação de Ulla Dromnyi, gestora de Investidores da Trade & Development Bank (TDB), que partilhou as intenções de investir em Moçambique, oferecendo condições de investimento acessíveis para o sector privado local, para além de Mody Maleiane, vice-presidente do Pelouro de Mulher Empresária e empreendedora da CTA, quem fez as considerações finais.

Nesta quinta-feira, a CASP 2023 conta com uma cerimónia de abertura, a ser dirigida pelo Presidente da República, contando com a presença de governantes e dirigentes das entidades públicas e privadas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos