O País – A verdade como notícia

Inhambane regista mais de 7590 processos criminais este ano

Foto: O País

É um número preocupante, de tal forma que a Procuradoria Provincial de Inhambane já manifestou a sua preocupação. Este ano, a província de Inhambane teve um registo de 7590 processos criminais relacionados com homicídios, violência doméstica e assaltos.

Os dados foram apresentados pela porta-voz da Procuradoria Provincial de Inhambane, Juliana Boa, que assegurou que o Ministério Público está a trabalhar com as comunidades locais, com vista a estancar a onda de criminalidade naquele ponto do país.

“Em Inhambane, é preocupante o número de homicídios e, nesse acto, do papel que temos feito, para sensibilizar as pessoas a não pautarem por essas vias de criminalidade, o nosso forte são mesmo as palestras. Este ano, já foram proferidas 26 palestras em toda a província”, disse Juliana Boa, para quem o “o número pode ser baixo e estamos a trabalhar no sentido de melhorarmos ou termos mais palestras”.

Do trabalho de sensibilização a ser realizado, segundo a porta-voz da Procuradoria Provincial de Inhambane, “o nosso grupo-alvo tem sido a comunidade e as escolas, porque sabemos que alguns desses infractores são estudantes”, afirmou Juliana Boa, sempre citada pela Rádio Moçambique.

SUICÍDIOS PREOCUPAM GAZA

Enquanto isso, as autoridades estão preocupadas com a onda crescente de suicídios na província de Gaza.

A título de exemplo, foram registados, há dias, dois casos sendo que o primeiro foi no distrito de Bilene, onde uma jovem de 24 anos se enforcou.

Já o segundo ocorreu no distrito de Limpopo, onde, uma vez mais com recurso a uma corda, um cidadão de 25 anos tirou a sua vida.

O chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Carlos Macuácua, citado pela RM, apela às comunidades para pautarem pelo diálogo permanente nas famílias para resolver diferendos, que, na sua maioria, terminam em luto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos