O pavilhão do Instituto de Ciências de Saúde, em Inhambane, acolhe, de 14 a 16 de Outubro, a “poule” de apuramento da zona sul para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal (masculinos) e Liga SASOL (femininos).
A prova irá contar, ao nível dos seniores masculinos, com a participação da A Politécnica, representante da cidade de Maputo; Escola Superior e Hotelaria e Turismo de Inhambane; campeã provincial de basquetebol da terra da boa gente; e União Desportiva de Boane, em representação de Maputo-província.
A Escola Superior e Hotelaria de Inhambane ganhou o direito de representar Inhambane na “poule” de apuramento depois de se sagrar campeã provincial com 16 pontos, resultantes de oito vitórias em igual número de jogos, seguida do Eagles da Maxixe com 14 pontos.
A Escola Superior e Hotelaria de Inhambane teve um cesto-average de 405 pontos marcados e 289 sofridos.
Já a Politécnica, que foi despromovida na última edição da Liga Moçambicana de Basquetebol, conseguiu a única vaga da zona sul depois de ter superado a concorrência do Desportivo Maputo e Universidade Pedagógica, duas formações que também lutavam para estar na “poule” de apuramento à Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.
Ao nível dos seniores femininos, a prova vai movimentar a Lázio, representante da cidade de Maputo que ficou na 5ª posição no encurtado Campeonato da Cidade que ainda decorre; e a Escola Superior e Hotelaria de Inhambane, vencedora do Campeonato Provincial.
Ao nível da zona norte, teremos nos masculinos as formações de Nudex (Cabo Delgado), New Vision e Ferroviário de Nampula (Nampula) a discutirem uma única vaga de acesso à Liga Moçambicana de Basquetebol.
Na categoria de seniores femininos, a competição contará com New Vision, Mucupelinhas (que esteve na última Liga Sasol, em Maputo) e União Juvenil de Napipine.