O País – A verdade como notícia

INE produz inquéritos para saber qual é o impacto da COVID-19 nas famílias

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a produzir inquéritos para saber do real impacto da pandemia da COVID-19 nas famílias e na economia.

Não há dúvidas que a pandemia da COVID-19 está a ter um impacto negativo na vida das famílias e das empresas, mas o Instituto Nacional de Estatística quer quantificar esse impacto para que as marcas deixadas pelo vírus invisível sejam bem nítidas, explicou Elísio Mazive, Director-Adjunto Censos e Estatísticas do INE.

São dados que deverão trazer à luz o desemprego causado pela pandemia em Moçambique, a situação das empresas, informação importante para a formulação de políticas de recuperação social e económica.

Em paralelo, decorre desde Dezembro do ano passado até Dezembro deste ano, a recolha de dados à escala nacional para o Inquérito ao Orçamento Familiar, IOF, que mede a situação da pobreza e bem-estar da população.

Mais uma vez, a pandemia da COVID-19 forçou a paragem por três meses e o INE retomou, mas viu-se na obrigação de formar mais inquiridores para reforçar a equipa que está no campo, com vista a não prejudicar o prazo de término, avançou Elisa Mónica Magua, Presidente do INE.

Entretanto, em Cabo Delgado, os inquiridores não vão entrar nos distritos com conflito armado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos