Um motorista de um camião, que transportava fertilizante, foi assassinado pelo seu amigo que depois fez-se passar por proprietário do veículo e foi vender a mercadoria no distrito de Nhamatanda por 500 mil meticais. Os intermediários e o comprador foram detidos.
No passado dia 22 do presente mês, um indivíduo apoderou-se de um camião que era conduzido por um amigo, que transportava fertilizante, no distrito de Dondo, província de Sofala, matou o motorista e abandonou o corpo há cerca de 20 quilómetros, na zona de Mutua, nas margens do rio Púngué.
O suposto autor do crime contactou dois amigos e levaram o veículo até ao município de Nhamatanda, há cerca de 70 quilómetros do local onde ocorreu o crime, e venderam o fertilizante por 500 mil meticais.
O camião foi abandonado próximo do local onde estava o corpo do motorista. No dia seguinte, o proprietário do veículo que não conseguia falar com o motorista, deslocou-se ao local onde estava o camião, com ajuda do GPRS, na mesma altura em que o corpo foi achado pela comunidade local.
A investigação do SERNIC levou à detenção de quatro indivíduos, um deles é o comprador.
Para a polícia, o amigo do motorista, que se recusou a falar, foi quem matou o finado, roubou o camião e convidou dois comparsas fazendo-se passar por proprietário da mercadoria.
O SERNIC não tem dúvidas de que o suposto líder do grupo é que orquestrou o crime. Os outros detidos disseram que não sabiam que o camião era roubado e que o motorista foi assassinado.
O camião partiu da Beira e tinha como destino a cidade de Chimoio.