O País – A verdade como notícia

Incêndio ocorrido no Hospital Central da Beira força suspensão de serviços

Os serviços de ortopedia estão suspensos no Hospital Central da Beira desde domingo passado, na sequência do incêndio que destruiu grande parte do Centro Ortopédico. Entretanto, poderão ser montadas tendas para garantir serviços mínimos. Os danos preliminares estão avaliados em mais de cinco milhões de Meticais.

O Centro Ortopédico do Hospital Central da Beira ficou num mau estado depois do incêndio. Todo o material usado para a produção de próteses ficou visivelmente danificado, e a infra-estrutura está com fissuras e outras paredes caíram, facto que condiciona o atendimento dos utentes.

A direcção do hospital já recorreu aos técnicos dos serviços provinciais de infra-estruturas para receber aconselhamento sobre como agir perante estes danos.

O impacto do incêndio no meio dos doentes é muito grande, tendo em conta que há doentes que necessitam de atenções especiais, outros de controlo regular e outros ainda à procura de meios de compensação. Armando Machute, um dos utentes do centro ortopédico, viu a sua consulta de rotina ser alterada para a próxima semana, por conta do incêndio.

O levantamento preliminar indica danos avaliados em mais de cinco milhões de Meticais, resultantes da destruição dos equipamentos usados para a produção de próteses.

Até esta terça-feira, a direcção do Hospital Central da Beira ainda não tinha as causas definitivas do incêndio. O director do Hospital Central da Beira referiu que está à espera de especialistas da área de incêndio, contudo tudo leva a crer que o fogo foi causado por um curto-circuito no quadro eléctrico.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos