A Cidade de Maputo conta, a partir de hoje, com um Centro de Saúde Municipal. A infra-estrutura visa reforçar os cuidados de saúde primários, semelhantes aos centros já existentes.
Numa primeira fase, a unidade sanitária conta com 30 funcionários, que vão trabalhar das 7:30 às 15:30. Entretanto, a edilidade diz que até ao fim deste ano, o centro de saúde poderá ter serviços de urgência 24 horas.
Entre os principais serviços prestados, o destaque vai para promoção de saúde, prevenção de diversas doenças, a realização de consultas médicas, atendimento à mulher e à criança, incluindo serviço de vacinação, além de realizar exames complementares de diagnóstico.
“Temos, também, a possibilidade de prestar serviços de apoio psicossocial e saúde mental para todos os munícipes que necessitarem”, afirmou Alice de Abreu, vereadora da Saúde e Acção Social do Município de Maputo.
O Centro de Saúde Municipal enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Municipal 2019-2023 e visa prestar “criar melhores serviços de saúde” aos munícipes da capital do país.