O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) garante que volta a receber, a partir da segunda-feira da próxima semana, pedidos de novos candidatos para os exames teóricos. Já a Associação das Escolas de Condução (AECOM) diz esperar que o sistema electrónico da instituição melhore nos próximos dias.
Um mês depois de suspender o serviço de exames teóricos, por sobrecarga do sistema devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o INATRO anunciou, esta quinta-feira, a boa nova.
Os candidatos a exames teóricos já podem fazer os seus pedidos a partir da próxima semana. “Chegamos à conclusão de que o número reduziu de forma significativa, porque, quando nós fizemos o levantamento, tínhamos cerca de 10 mil candidatos a realizar exames teóricos, e, ao fazer esta paragem para absolver na sua máxima capacidade na sala de exame, ficamos com um número reduzido, esta situação ficou minimamente resolvida, já não temos uma avalanche”, explicou a Delegação do INATRO na Cidade de Maputo, Felícia Manhique.
O problema que se tem verificado a nível da Delegação do INATRO na Cidade de Maputo, Felícia Manhique, reconhece a existência de escolas sobrecarregadas, que, apesar dos actuais números de despachos efectuados pela instituição que tutela.
“Ainda há escolas que estão sobrecarregadas, mas já podemos retomar a normalidade, pois não é um número alarmante”, vincou Manhique em entrevista ao jornal “O País”.
Reagindo à decisão, a Associação das Escolas de Condução de Moçambique (AECOMO) disse que a medida vai descongestionar as escolas. Porém, espera melhorias no sistema electrónico do INATRO, pelo facto de, nos últimos tempos, estar a registar maior número de falhas.
“Era uma medida que, a princípio, como disse, parecia que ia ajudar-nos a dar vazão a estes pedidos antigos, nem isso o sistema corresponde nem os novos alunos podem realizar exames, porque o sistema não ajuda, e essa questão do sistema é um assunto de que já viemos a longa data a queixar-nos, e não sei qual seria a melhor via para ultrapassar esta questão”, reitera o secretário-geral da AECOMO, Afonso Mabucuro.
O INATRO garante ter despachado, em um mês, cerca de nove mil e quatrocentos pedidos antigos de realização de exames teóricos que são resultados dos últimos três anos.