O País – A verdade como notícia

INATRO garante retoma da impressão de cartas provisórias amanhã

Continuam as dificuldades para emitir cartas de condução e matrículas de viaturas, sobretudo nas cidades de Maputo e Matola. Entretanto, o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) promete resolver, amanhã, o problema.

A informação é avançada pelo INATRO, através de um comunicado enviado à nossa Redacção.

O facto ocorre depois de, durante quase uma semana, ter sido impossível imprimir cartas de condução provisórias, nem a emissão de matrículas de viaturas por quase todo o país, devido a falhas no sistema, uma situação que embaraçou e atrasou os planos de muitos cidadãos, que se viam impedidos de circular na via pública por conta do documento expirado.

No comunicado, o INATRO explica que as restrições decorrem de anomalias na provisão de comunicações que suportam os sistemas informáticos em uso na instituição. Apesar desta falha, nem todas as delegações estão inoperacionais.

“Actualmente, Quelimane e Beira encontram-se a prestar serviços de forma regular e as restantes cidades capitais continuam com restrições. Assim, para garantir a continuidade da prestação de serviços ao público, o INATRO prossegue para a identificação de soluções junto de outro provedor de comunicações”, lê-se no comunicado.

A instituição garante estarem em curso trabalhos para garantir a retoma dos serviços, ainda esta sexta-feira, porém apenas para Maputo e Matola.

“Conforme a previsão deste provedor de comunicações, as cidades de Maputo e Matola estarão em condições de retomar a prestação de serviços de emissão da carta de condução e de atribuição de matrículas, até ao próximo dia 10 do mês corrente (amanhã)e, progressivamente, os serviços serão restabelecidos nas demais capitais provinciais”, avança a nota do INATRO.

Perante a situação, a Polícia de Trânsito (PT) garante que os automobilistas com cartas de condução caducadas não serão multados nem detidos, até que o INATRO resolva definitivamente o problema.

“O que temos estado a aconselhar é que as pessoas continuem a circular, usando estas mesmas cartas, até que o INATRO volte a imprimir. Mas, para o caso das pessoas que tenham perdido a carta, estas não poderão fazer-se à estrada”, disse o porta-voz da PT, José Nhantumbo,

Contudo, pode haver excepções: “Pode acontecer que essas cartas estejam caducadas há mais de quatro ou seis meses, era possível que esse indivíduo tivesse renovado essa mesma carta, por isso, quando for encontrado, goza desse benefício da dúvida de que não há sistema”, palavras que se resumem em dizer que quem não for encontrado com carta caducada antes do dia 02 de Junho será multado.

Apesar disso, a PT apela aos automobilistas para que regularizem a sua situação, de modo a evitar embaraços quando os agentes voltarem a actuar.

Contactada, a Polícia Municipal garantiu também que, enquanto a situação perdurar, os transportadores estarão isentos de quaisquer multas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos