O País – A verdade como notícia

Ibraimo Hassane Mussagy reflecte sobre “desafios da nova crise”

O Professor Doutorado em Economia de Desenvolvimento, Ibraimo Hassane Mussagy, lançou, esta quinta-feira, na cidade de Maputo, a sua recente pesquisa económica. Intitulado Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, o livro é uma reflexão sobre os impactos da COVID-19 na economia moçambicana.

O livro de Ibraimo Hassane Mussagy tem mais de uma centena de páginas. À Universidade Católica de Moçambique, Delegação de Maputo, o Doutorado em Economia de Desenvolvimento levou ao público o título Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, livro que mergulha nas consequências da pandemia.

De acordo com o autor, Economia de Moçambique e os desafios da nova crise é um livro essencialmente motivado pelos impactos da COVID-19. “Tento mostrar como a pandemia afecta a economia nacional nas pequenas e médias empresas. Há problemas que vão existir relacionadas à liquidez das PME e eu avanço aqui algumas propostas sobre como podem enfrentar a situação”.

Igualmente, a reflexão de Ibraimo Hassane Mussagy inclui uma análise a orçamentos familiares, explicando por que o número de pessoas que vai entrar em situação de pobreza vai aumentar e o que isso irá significar para a economia moçambicana. Neste contexto, Mussagy lembrou que Moçambique é um país essencialmente importador, sendo exportador de matéria-prima. Por isso, sofre com os impactos da conjuntura internacional, consequência dos efeitos da pandemia.

Além disso, Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, na percepção de Ibraimo Hassane Mussagy, é um contributo para o debate sobre a constituição do fundo soberano. “É preciso que essa discussão comece para que se saiba como esse mesmo fundo deve ser constituído”, afirmou.

Na cerimónia de lançamento, o livro de Ibraimo Hassane Mussagy foi apresentado por João Mosca, para quem “o livro aborda várias questões actuais de Moçambique. Com certeza, irá contribuir para compreensão de alguns aspectos moçambicanos, e será um documento importante para o público ler sobre questões económicas”.

Economia de Moçambique e os desafios da nova crise foi prefaciado por Filipe Sungo e Jorge Ferrão.

Ibraimo Hassane Mussagy é Doutorado em Economia de Desenvolvimento pela Zimbabwe Open University e é Professor Associado e Coordenador do Curso de Doutoramento em Economia na Universidade Católica de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos