Logo às primeiras horas da manhã da última sexta-feira era possível notar um movimento desusado no Hospital Provincial de Inhambane. Funcionários vestidos de camisetes vermelhas timbradas “HPI 90 anos“ e capulanas coloridas. Havia balões e arranjos de flores em quase todas as enfermarias. Já os pacientes continuavam em diversos serviços, que estavam a funcionar normalmente, a busca de cuidados de saúde. Afinal, aquela era a data escolhida para comemorar os 90 anos, da unidade sanitária que é uma referência ao nível da província com o mesmo nome, Inhambane.
Localizado no centro da cidade o Hospital Provincial de Inhambane deu início as suas actividades a 5 de Julho de 1929. Ou seja, passam exactamente 90 anos. Para celebrar as nove décadas, a ministra da Saúde distinguiu-o pela excelência na prevenção e controlo de infecções entre os anos 2017 e 2019.
Nazira Abdula também entregou um enxoval ao primeiro bebé do dia 12 de Julho, naquele hospital.
A felizarda foi a primeira filha da Jovem Joana Salvador, 18 anos de idade, que teve um parto normal às 6h15. A menina que nasceu com 2.700 Kg e sem nenhum problema de saúde. Joana chegou a maternidade transferida do hospital de Nhacoja, a cerca de 60 KM da cidade de Inhambane. Uma viagem que fez em 1 hora e meia. Além de ganhar o enxoval, a menina também ganhou um nome especial.
“Esta é minha primeira sorte. Ela vai chamar-se Nazira, tal como a ministra da Saúde. O parto foi meio difícil, mas no fim correu tudo bem e agora estou aqui com a minha menina nos braços. Estou muito feliz”, disse.
Quem também estava feliz são os funcionários do HPI que mostraram a sua alegria através de canções e dança. Mas porque não são todos os dias que têm a oportunidade de estar com a ministra da Saúde, aproveitaram o momento para apresentar as suas preocupações.
“Gostávamos de solicitar a contratação de mais serventes para garantirem a higiene e limpeza, assim como a alocação de um autocarro para o transporte dos funcionários”, disse Sandzule Jeremias.
Por sua vez a directora do hospital, falou das transformações sofridas no funcionamento desde sua implantação e do desafio de reduzir o tempo de espera para operações. “Necessitamos de mais salas de consultas externas e a ampliação do bloco operatório para reduzir o tempo de espera e servir melhor os nossos doentes”, destacou Ana Paula Adoni.
Corte de bolo e brinde, inauguração da sala de reuniões, entrega de uma ambulância com serviços de Planeamento Familiar, e Feira de Saúde e de productos agrícolas são as outras actividades que marcaram as celebrações do nonagésimo aniversário do hospital provincial de Inhambane.