O País – A verdade como notícia

banner_02

Há insuficiência de sangue no Hospital Provincial de Inhambane

Foto: O País

Quando a equipa de reportagem do nosso jornal chegou ao Hospital provincial de Inhambane, encontrou Cremildo, um jovem dador de sangue há pelo menos 10 anos. Ele começou a doar o precioso líquido ainda na escola secundária, quando sensibilizado por uma igreja e desde lá o fazia pelo menos uma vez ao ano.

Contou ao O País que depois que foi convencido a doar sangue, o fez na escola e gostou, por isso passou a frequentar o Banco de Sangue do Hospital Provincial de Inhambane para doar com mais frequência. entretanto, tempos depois teve de se ausentar de Inhambane por razoes da escola e como tal, foi difícil para si, conciliar a escola e o exercício de doar sangue.

Mas, segundo conta Cremildo, quando voltou a Inhambane em 2019 retomou o exercício de doação de sangue, actividade que ficou interrompida no ano segundo com a eclosão da pandemia da COVID-19. em 2021, quando as coisas acalmaram-se, ele voltou para doar sangue, apenas uma vez e desde lá, não mais o fez.

Sucesso que este ano, 2024, ele retomou ao Banco de Sangue de Inhambane para doar sangue, a fim de o fazer para ajudar uma colega de trabalho, que tem o seu filho doente e deve ser submetido a uma cirurgia e para tal precisa de sangue. Cremildo conta que o pedido da sua colega veio num momento em que ele estava a pensar em retomar o exercício de doação d e sangue e decidiu atender o pedido da colega, como o primeiro passo para retomar a educação contínua de sangue.

Mas, nem tudo vai bem, na maior unidade sanitária da província de Inhambane, que neste momento ressente-se da falta do líquido vital. Segundo apuramos no local, o Hospital Provincial de Inhambane tem neste momento apenas 50 unidades de sangue, um número irrisório para a demanda daquela unidade sanitária, que atende os pacientes de toda província de Inhambane, transferidos de outras unidades sanitárias da província, geralmente em estado grande e que precisam de transfusão de sangue.

A maior unidade sanitária de Inhambane usam uma média de 10 a 15 unidades de sangue por semana, sendo por isso que a quantidade de 50 unidades é irrisória.

Segundo apuramos, nos últimos anos o número de dadores de sangue baixou para menos da metade, dos anteriores 1510 dadores, para cerca de 600.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos