Entrou hoje em funcionamento um hospital móvel na cidade da Beira doptada de todos os serviços fundamentais para um hospital, entre eles de urgência, laboratório completo, serviços de internamento, bloco operatório e internamento.
O ciclone Idai que há cerca de duas semanas arrasou a cidade da Beira não poupou as unidades de saúde. O hospital central da Beira, que é de referência sofreu elevados danos que afectaram grandemente a sua capacidade de atendimento. Para fazer face a isso países amigos de Moçambique implantaram um hospital móvel. Apesar de estar montado numa tenda e poder ser movimentando a qualquer momento, este hospital e é considerado do primeiro mundo.
Irão garantir o funcionamento deste hospital 30 profissionais de saúde, sendo 20 estrangeiros na sua maioria italianos e 10 moçambicanos.
A entrada em funcionamento deste hospital foi testemunhada pelo Ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, José Pacheco, que ficou entusiasmado com esta infra-estrutura e agradeceu o apoio dos parceiros internacionais.