A União Desportiva de Songo chegou à liderança do Moçambola 2024, pela primeira vez, graças à vitória diante do Ferroviário de Maputo por uma bola sem resposta. Os “hidroeléctricos” destronam o Costa do Sol, que foi líder nas duas jornadas anteriores, e a Black Bulls, que tinha reassumido a liderança por apenas 24 horas.
Moçambola ao rubro na ponta final da competição, com uma jornada inteira em que teve três líderes, com a União Desportiva de Songo a ser o último deles. Os “hidroeléctricos” chegam ao topo do campeonato nacional de futebol pela primeira vez em 2024, graças à vitória tangencial diante do Ferroviário de Maputo, no encerramento da 20ª jornada.
O único golo da partida foi apontado por Lau King, no final da primeira parte, aos 45+1, numa jogada de combinação dos “hidroeléctricos”, com John Banda a assistir para uma recepção perfeita e remate rasteiro, sem hipóteses para Guirrugo.
Lau King voltou a marcar no Moçambola quase seis meses depois (concretamente cinco meses e 18 dias), depois de ter abanado as redes pela última vez a 10 de Maio, na vitória dos “hidroeléctricos” diante do Baía de Pemba por 2-0. O avançado de Songo apontou o seu terceiro golo na época depois de ter marcado, também, no empate a dois golos diante do Costa do Sol, em Maputo.
A União Desportiva de Songo foi a equipa que mais vezes procurou o golo, encontrando a boa oposição de José Guirrugo, guarda-redes “locomotiva”, que evitou de todas as formas que o resultado fosse ainda mais dilatado.
Ficaram os três pontos em Songo, com a turma local a assumir a liderança do Moçambola pela primeira vez nesta temporada, com 43 pontos.
Black Bulls ficou líder por 24 horas
A Black Bulls, por seu turno, chegou a reassumir a liderança do Moçambola, quando foi a Nacala derrotar o Desportivo local por 0-3, no domingo. Foi um reassumir provisório, depois de ter ficado no topo por muitas jornadas, nomeadamente desde a segunda jornada até à 17ª, quando o Costa do Sol “assaltou”, beneficiando dos jogos em atraso que os “touros” tinham na prova.
Dois golos de Kadre, um deles de grande penalidade, e outro de Ejaita, deram a vitória dos “touros” num terreno sempre difícil, a alimentar as possibilidades de conquista do título por parte da turma de Tchumene.
Aliás, para além da vitória e dos três golos, a Black Bulls viu Kadre assumir a lista dos melhores marcadores do Moçambola, com os mesmos 12 pontos de Elias Macamo, curiosamente do Desportivo de Nacala, que não defrontou os “touros” devido a castigo de acumulação de amarelos.
No domingo, a Black Bulls tinha aproveitado o empate do Costa do Sol, na sexta-feira, diante do Ferroviário de Nampula, para chegar à liderança da prova, que acabou por perder para a União Desportiva de Songo, esta segunda-feira.
O Costa do Sol acaba por ser o maior perdedor da jornada, uma vez que o nulo caseiro diante dos “locomotivas” de Nampula pode ter comprometido as aspirações da conquista do título, uma vez que agora está a dois pontos do líder, União Desportiva de Songo, quando faltam duas jornadas para o fim.
Ainda assim, a luta pelo título continua fechada às três equipas que estão no topo, com a União Desportiva de Songo a somar 43 pontos, mais um que a Black Bulls, que tem 42 e menos um jogo por disputar esta quarta-feira, em Pemba, diante do Baía, e o Costa do Sol, terceiro classificado, com 41 pontos.
Ferroviário de Maputo perdeu, mas manteve o quarto lugar
Na luta pelo “top 5” do Moçambola, o Ferroviário de Maputo continua firme na quarta posição, apesar da derrota em Songo. Os “locomotivas” de Maputo continuam com 26 pontos e aproveitaram-se dos maus resultados dos seus directos perseguidores.
O Ferroviário da Beira, que estava na quinta posição, perdeu na deslocação a Lichinga, diante do seu homónimo local, por 3-0, e caiu uma posição, passando para a sexta, com os mesmos 24 pontos, tendo-se deixado ultrapassar pelo Ferroviário de Nampula, que veio a Maputo “roubar” um ponto ao Costa do Sol.
A Associação Desportiva de Vilankulo, que também podia ultrapassar o Ferroviário de Maputo, foi a Soalpo empatar sem abertura de contagem diante do Textáfrica do Chimoio, e o Desportivo de Nacala perdeu em casa ante a Black Bulls.
Quem conseguiu aproximar-se do grupo mediano e que luta para terminar na quarta e quinta posições, para fechar o “top 5”, é o Ferroviário de Lichinga, que, depois de vencer o homónimo da Beira, chegou aos 23 pontos, na nona posição. Aliás, os “locomotivas” de Lichinga fecham o grupo de equipas que garantiram a manutenção no Moçambola.
Luta pela manutenção será quente até ao fim
No que à manutenção diz respeito, destaque para três equipas que ainda sonham com a participação no Moçambola 2025. O Baía de Pemba é, das três, a que mais possibilidades tem de se manter, uma vez que, com a vitória diante do Brera Tchumene FC, por duas bolas sem resposta, passou a somar 21 pontos, a um empate da manutenção.
Os “baianos” têm ainda um jogo por disputar, em atraso, esta quarta-feira, diante da Black Bulls, em Pemba.
Já o Textáfrica de Chimoio acordou do pesadelo e agora tem um sonho de esperança, depois de empatar com Associação Desportiva de Vilankulo, sem abertura de contagem, a aproveitar ainda a derrota do Brera para alcançar a equipa de Tchumene na pontuação.
Assim, Brera Tchumene e Textáfrica de Chimoio estão empatados na cauda com 15 pontos, a duas jornadas do fim da competição, numa ponta final frenética para se saber quem vai manter-se na prova e quem vai descer para a “segundona”.
RESULTADOS DA 20ª JORNADA DO MOÇAMBOLA 2024
Costa do Sol 0-0 Ferroviário de Nampula
Textáfrica Chimoio 0-0 Ass. Desportiva de Vilankulo
Ferroviário Lichinga 3-0 Ferroviário da Beira
Desportivo de Nacala 0-3 Ass. Black Bulls
Baia de Pemba FC 2-0 Brera Tchumene
UD de Songo — Ferroviário Maputo
CLASSIFICAÇÃO DO MOÇAMBOLA 2024
EQUIPA J V E D GM:GS P
1. Uniao Desportiva Songo 20 12 7 1 28:12 43
2. Black Bulls 19 12 6 1 41:21 42
3. Costa do Sol 20 12 5 3 32:17 41
4. Ferroviário Maputo 20 7 5 8 16:16 26
5. Ferroviário de Nampula 20 6 6 8 19:20 24
6. Ferroviário da Beira 20 6 6 8 14:17 24
7. Ass. Desportiva Vilankulo 20 6 6 8 18:24 24
8. Desportivo de Nacala 20 6 6 8 25:32 24
9. Ferroviário de Lichinga 20 5 8 7 22:24 23
10. Baia de Pemba FC 19 5 6 8 13:21 21
11. Brera Tchumene 20 3 6 11 18:24 15
12. Textáfrica Chimoio 20 4 3 13 19:37 15