O País – A verdade como notícia

“Hidrocarbonetos” afinaram bem o gás da Taça de Moçambique

Foto: AD Vilankulo

O fim-de-semana foi aproveitado por algumas associações provinciais para promover a disputa da Taça de Moçambique, fase provincial, uma vez que o Moçambola está parado para dar lugar à preparação dos jogos dos Mambas, em Junho próximo.

A província de Inhambane é disso exemplo, com a disputa da segunda fase da prova ao nível local. A Associação Desportiva de Vilankulo passeou a sua classe no sábado, ao golear a Nova Aliança da Maxixe por claros 7-0 e passar com distinção para a última fase da prova.

A maior estrela do dia foi o avançado Sibale, ex-jogador do Costa do Sol, que apontou quatro golos, fazendo um póquer. Depois de ter jogado pelos “canarinhos” entre 2018 e 2019, Sibale voltou ao seu país de origem, Malawi, onde representou o Chitipa United, regressando ao país pela porta da Associação Desportiva de Vilankulo.

Os restantes golos dos “hidrocarbonetos” foram apontados por Xirasse, ex-jogador do Maxaquene, Desportivo e Black Bulls, Mbiza, prata da casa, e um auto-golo.

Assim, a Associação Desportiva de Vilankulo qualifica-se à última fase da Taça de Moçambique ao nível provincial, juntando-se ao Ferroviário de Inhambane.

Os “locomotivas” de Inhambane tiveram que enfrentar dificuldades para suplantar o seu adversário, a União Desportiva de Zavala. O jogo só ficou resolvido nas grandes penalidades, depois do empate a um golo no tempo regulamentar, sendo que, no desempate, os “locomotivas” venceram por 4-3, passando à fase seguinte.

 

UD SONGO CHEGA À ÚLTIMA FASE AO NÍVEL DE TETE

Na província de Tete, já é conhecido o cruzamento dos jogos que vão ditar os representantes na fase regional, com a qualificação de quatro equipas para a última fase.

Os “hidroeléctricos”, únicos representantes no Moçambola 2022, garantiram presença e vão defrontar o Ferroviário de Moatize nas meias-finais provinciais, depois de terem goleado o FC Lion de Missawa por 6-1, na fase anterior.

O adversário da União Desportiva de Songo, o Ferroviário de Moatize, chegou a esta fase após ficar isento na eliminatória passada, por causa da não inscrição do FC de Angonia na Associação de futebol da província de Tete.

Além deste jogo, o Desportivo de Tete vai medir forças com o FC Bagamoio de Moatize noutra meia-final.

O Desportivo de Moatize afastou, da última fase provincial da segunda maior competição do país, o 3 de Janeiro de Chigondze por 4-2, enquanto o FC Bagamoio de Moatize teve que ir às grandes penalidades para afastar o Chingale de Tete, por 5-4, depois do empate a um golo no tempo regulamentar.

Os jogos das meias-finais da Taça de Moçambique, ao nível provincial, ainda não têm data para a sua realização.

Em Manica, a Taça de Moçambique, fase provincial, vai, também, para a última eliminatória, as meias-finais. Sem nenhum representante no Moçambola, a província de Manica aposta fortemente no pódio da Taça de Moçambique.

O Textáfrica de Chimoio, último representante no Moçambola, em 2021, terá pela frente o Concelho Autárquico de Chimoio, enquanto o FC de Soalpo vai medir forças com o Mini Mundo de Inchope.

Os vencedores desta eliminatória vão defrontar-se na final da prova e serão os representantes da província na fase regional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos