O País – A verdade como notícia

HCM regista entrada de 300 pacientes vítimas de traumas durante o Natal

O Hospital Central de Maputo recebeu mais de 300 pacientes vítimas de traumas por quedas e acidentes de viação, entre sexta-feira e esta segunda. Por outro lado, o Hospital Central de Nampula atendeu mais de 200 pessoas vítimas de agressões.

Dos mais de 1300 pacientes que o Hospital Central de Maputo recebeu, entre a última sexta-feira e esta segunda-feira, pelo menos 348 foram vítimas de traumas por quedas e acidentes de viação.

Embora considere estável o número de entradas no Serviço de Urgências, António Costa, director-clínico, lamenta a ocorrência de óbitos, uma vez que “tivemos três óbitos por traumas, este ano, contra dois, no ano passado”.

Nas festividades do Natal, houve a entrada de 28 pessoas na maior unidade sanitária do país, vítimas de agressões físicas.
Já em Nampula, o hospital Central atendeu, no Natal, 14 pacientes vítimas de agressões físicas e outros 59, vítimas de traumas, de um total de 428.

Sobre a disponibilidade de sangue, o Hospital Central de Nampula diz haver apenas 231 unidades, que podem ser poucas para suprir as necessidades desta época de festas, por isso apela para que se doe mais.

“Temos, neste momento, 231 unidades de sangue, mas todos sabemos que o sangue se usa de uma pessoa para a outra e não se compra. É preciso que haja reposição”, disse Dalva Khosa, porta-voz do Hospital Central de Nampula.

As autoridades de saúde apelam igualmente para que se evitem excessos, como forma de reduzir os casos de intoxicação alimentar e alcoólica, com a aproximação das festas de fim de ano.

A Polícia da República de Moçambique também fez o habitual resumo das ocorrências durante o Natal.

Na cidade da Beira, por exemplo, oito pessoas foram detidas, acusadas de envolvimento em casos criminais, segundo fez saber o porta-voz Dércio Chacate.

“Tivemos o registo, nas últimas 96 horas, de sete casos, dos quais cinco são criminais e dois de acidentes de viação. Foram detidos oito cidadãos ligados a estes casos”, disse Chacate.

Ainda durante as festividades do Natal, uma mulher de 20 anos de idade terá sido violada sexualmente, na Cidade de Maputo, e houve uma morte por atropelamento.

“Tivemos um acidente do tipo atropelamento carro-peão, ocorrido por volta das 10 horas, no bairro de Albasine. A vítima foi declarada óbito pelas autoridades de saúde. Trata-se de um cidadão de 18 anos de idade”, disse Marta Pereira, porta-voz da PRM na Cidade de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos