O País – A verdade como notícia

Hamas aceita primeira fase do acordo para cessar-fogo em Gaza

Israel e o Hamas anunciaram, nesta quarta-feira, que chegaram a um acordo para implementar um plano de paz na Faixa de Gaza. Segundo a imprensa israelita, o acordo poderá ser assinado ainda nesta quinta-feira. 

Pode ser o fim para dois anos de guerra e morte na Faixa de Gaza. Donald Trump anunciou na sua rede social que estava orgulhoso do facto de Israel e Hamas terem aceite a primeira fase do plano de Paz. 

A primeira fase do “plano de paz de 21 pontos” de Trump exige a cessação imediata das hostilidades, bem como a libertação de todos os reféns que ainda se encontram em cativeiro na Faixa de Gaza, em troca de centenas de prisioneiros palestinos detidos em centros de detenção israelitas.

Trump sublinhou que o acordo, que classificou como “histórico”, vai garantir o “tratamento justo” de todas as partes envolvidas. O presidente dos EUA observou que o acordo foi facilitado por aliados regionais dos EUA, incluindo o Qatar, Egipto e Turquia.

Israel e o Hamas confirmaram separadamente o acordo. O acordo prevê que o Hamas liberte os 20 reféns vivos nos próximos dias, bem como os corpos de mais 28 reféns mortos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos