O País – A verdade como notícia

Há mais de seis mil famílias afectadas por inundações em todo o país

Existem pelo menos 37 mil pessoas afectadas por inundações a nível nacional, o correspondente a 6119 famílias. Em termos de infra-estruturas, 318 salas de aulas ficaram inundadas. A Província e a Cidade de Maputo são as mais afectadas. Entretanto, o INGD garante que a situação está sob controlo. 

A época chuvosa iniciou-se em Outubro  do ano passado e já vai à sua segunda fase. Neste momento, há muitos rios ao longo do país a registarem níveis de água acima do desejável, o que causa inundações. A situação tem estado a condicionar a vida das pessoas e a mobilidade.

O porta-voz do INGD, Paulo Tomás, partilha a informação pontual: “Até ao momento, foram contabilizadas 37 mil pessoas afectadas um pouco por todo o país, o que corresponde a 6119 famílias. Também temos dados do sector da educação, que correspondem a 318 salas de aulas também afectadas. Grande parte deste número foi devido a inundações que ocorreram e também ventos fortes que causaram a destruição dessas infra-estruturas”.

Face às previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que indicam a probabilidade de formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre os dias 13 e 14 de Janeiro, que pode evoluir para tempestade tropical, o INGD diz estar preparado para responder a uma eventual necessidade.

“Estamos atentos e acompanhamos as informações por parte do INAM. Fazemos parte desta estrutura. O INAM está a fazer a monitoria deste evento e, naturalmente, em caso de ocorrência de eventos extremos, já temos preposicionados os meios de atuação”.

Ao longo de todo o país, há 96 embarcações posicionadas para a presente época chuvosa e o porta-voz do INGD diz haver combustível disponível para o funcionamento das embarcações.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos