O País – A verdade como notícia

Há casas prestes a cair na Polana Caniço “A” devido a crateras

Foto: O País

Há casas em risco de cair na Cidade de Maputo, devido a crateras abertas em resultado da chuva das últimas duas semanas. Em outros pontos, a fúria das águas arrastou areia e entupiu as valas de drenagem. Os moradores pedem a intervenção da edilidade.

A Avenida Cardeal Alexandre dos Santos é uma das vias com as valas de drenagem cheias de areia, na Cidade de Maputo.

Em vez de escoar a água da chuva, servem de passagem para peões que, interpelados pela nossa equipa de reportagem, expressaram preocupação, devido à época chuvosa em curso.

“As valas não estão funcionais nesta via. Está tudo entupido. Quando chove, isso tem sempre acontecido, a areia vem de cima e concentra-se aqui”, lamentou João Sitoe.

A vala tem mais de um metro de profundidade, mas a areia ocupou grande parte, e em alguns pontos já nem é visível.

“Temos tirado a areia para facilitar a passagem da água assim que chover. Queremos também evitar congestionamento, porque a água que acaba por invadir a estrada, por não ter onde circular, condiciona o trânsito”, disse Caudêncio Sousa, automobilista.

O cenário é descrito, pelos munícipes, como uma parte dos estragos em resultado da chuva das últimas duas semanas e que poderão piorar se a chuva continuar nos próximos dias; ou até causar mais mortes em zonas como Polana Caniço “A”, por exemplo, na Avenida Julius Nyerere, onde as paredes das casas têm rachas e algumas delas estão prestes a cair.

Na origem do problema, estão enormes crateras que se formaram e que constituem um perigo para os moradores.

“Vivemos com medo e, sempre que chove, saímos para espreitar, porque sabemos que há essa cova aqui”, contou Gina José, uma das moradoras.

Não tendo uma solução em vista para o problema, os moradores pedem a intervenção da edilidade. O Conselho Municipal de Maputo prometeu pronunciar-se oportunamente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos