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Há apenas 21 escolas que respondem às necessidades educativas especiais na Cidade de Maputo

Foto: O País

A Associação de Pessoas com Deficiência de Moçambique quer mais inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino primário. Na Cidade de Maputo, apenas 21 escolas estão em condições de receber alunos com necessidades especiais, das cerca de 150 existentes.

O acesso à educação inclusiva ainda é um desafio, numa altura em que há, na Cidade de Maputo, mais de 2000 crianças com necessidades educativas especiais.

A educação inclusiva possibilita que uma criança, um jovem ou adulto com deficiência tenha acesso a escola.

Fárida Gulamo, secretária executiva da Associação dos Deficientes de Moçambique (ADEMO) defende que o Governo e a sociedade devem remover as barreiras para que as pessoas com deficiência possam beneficiar-se da educação.

“É necessário um gradualismo e deve ser respeitado. Deve-se investir na formação de professores e nos institutos de formação e nas universidades. Deve-se preparar programas de capacitação em metodologias específicas, para os professores do ensino pré-primário e primário em línguas de sinais e sistema braile. Deve-se criar condições em pleno, para que pelo menos uma escola de cada bairro tenha condições para respeitar as questões de acessibilidade nas salas de aula”, afirmou Fárida Gulamo.

Das cerca de 150 escolas primárias e secundárias da capital do país, apenas 21 estão preparadas para atender a necessidades educativas especiais.

O problema foi discutido, esta segunda-feira, no quarto Seminário Pedagógico do Município de Maputo, em busca de soluções.

“Não basta repetir que a inclusão começa no seio da família, se estas mesmas famílias não recebem informação e formação sobre o assunto, na perspectiva de mudança de comportamentos indesejáveis e cristalizados nas práticas culturais e visão do mundo dos indivíduos e nas comunidades”, disse Eneas Comiche, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

Apesar dos desafios, a edilidade destaca que já foram construídas rampas em 63 escolas primárias, no entanto, “as escolas ainda precisam de recursos para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos. O nosso sucesso reside no comprometimento e na participação de todos os actores sociais”.

O quarto Seminário Pedagógico Municipal decorreu sob o lema “O Desafio da Inclusão no Ensino Primário no Município de Maputo”.

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