O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, manifestou interesse em adquirir fragatas e helicópteros russos. Segundo Putin, os meios podem ajudar a combater a pirataria.
“Talvez a Rússia nos possa disponibilizar tais navios e depois ver como pagar pela aquisição destas fragatas. Podemos também encomendar helicópteros. Vamos estudar como os dois lados podem acertar as contas”, disse Sissoco Embaló, após um encontro com Vladmir Putin, esta terça-feira.
Por sua vez, Putin apelou à cooperação entre a Rússia e a Guiné-Bissau no combate à pirataria e na exploração dos recursos de pesca.
Ainda sobre o combate à pirataria, em Julho passado, o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o seu país apoiaria na formação de militares da Guiné-Bissau, no âmbito de um programa de apoio ao combate ao narcotráfico e pirataria marítima.
As águas do golfo da Guiné, ricas em crude, gás natural e recursos de pesca, estão cada mais expostas à pirataria. O golfo da Guiné registou 13 incidentes de pirataria e assaltos à mão armada entre Janeiro e Setembro, menos de metade do registado no período homólogo, de acordo com a Organização Marítima Internacional.