O grupo japonês Nihon Hidankyo, que luta contra armas nucleares, é o vencedor do Prémio Nobel da Paz 2024. O vencedor recebe um milhão de euros, além de um diploma e uma medalha de ouro.
Conhecida também como Hibakusha, a organização Nihon Hidankyo, que venceu o prémio Nobel de Paz, é composta por sobreviventes das bombas atómicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, pelos Estados Unidos da América, no fim da Segunda Guerra Mundial.
A organização presta assistência aos sobreviventes, lutando para que possam ver melhorados os cuidados de saúde, e ajuda financeiramente no combate a doenças causadas pela radiação.
Perante uma sala repleta de jornalistas com direito a sessão de perguntas e respostas, a organização do Prémio Nobel da Paz explicou o porquê de ter escolhido o grupo japonês.
O Comitê Norueguês do Nobel justificou a escolha da organização pelo facto de estarem a acontecer diversos conflitos no mundo.
É que para os organizadores da distinção, as armas trazem pobreza e sofrimento. A entrega do prêmio Nobel ao grupo Nihon Hidankyo serve como lembrete de que tais armas nunca mais devem ser utilizadas.
As casas de apostas apontavam outros prováveis vencedores, entre eles o secretário-geral das Nações Unidas e o Tribunal Internacional de Justiça.
Neste ano, 286 pessoas e organizações estavam na lista dos prováveis distinguidos a Nobel da Paz.
Quanto à equipa que decide o vencedor é composta por cinco pessoas devidamente nomeadas pelo Parlamento da Noruega.
O Nobel da Economia será o último a ser anunciado no dia 14 de outubro.