O País – A verdade como notícia

Grande Prémio Picanto Cup: adrenalina total de volta ao autódromo

Foto: O País

O Autódromo Internacional de Maputo será palco, sábado, do 1.º Super Grande Prémio Picanto Cup. As máquinas estão afinadas, os pilotos entram com tudo para dimensionar cada vez mais este evento que se tornou uma referência obrigatória do desporto motorizado em Moçambique.

Vinte e oito pilotos, 14 equipas, seis provas, um autódromo. Estão, desde já, lançados os dados do Super Grande Prémio Picanto Cup, maior prova do calendário do desporto motorizado em Moçambique.
Sábado, no Autódromo Internacional de Maputo, os motores voltam a roncar com a perícia dos pilotos ao volante das afinadas máquinas,  proporcionando, desta forma, momentos de grande adrenalina aos amantes do desporto motorizado.

É o regresso  do “stop and go” nas “boxes”,  as ultrapassagens de cortar a respiração, aceleração frenética após o sinal verde de partida e o içar da bandeira xadrez.

Referência obrigatória dentro e fora do país – um dos circuitos passa por Zwarkhops, na África do Sul – o  Super Grande Prémio Picanto Cup traz  consigo todos os ingredientes para quem gosta de viver e registar para todo o sempre experiências únicas.

Com  a introdução de novas equipas, a prova abre  igualmente espaço para que os pilotos mais novos possam exibir-se no Autódromo Internacional de Maputo.

As equipas e os pilotos estão ansiosos para o arranque do campeonato. O “Open Day” – sessão de treinos –, evento realizado no passado dia 15 de Abril, foi uma espécie de aperitivo num cardápio recheado de grandes surpresas.

A sessão de treinos, que contou com a participação de todas as equipas,  deu claras mostras daquilo que os pilotos são capazes de fazer na pista a partir de sábado.

Os parceiros, como não podia deixar de ser, presenciaram igualmente este “start” que se espera que venha a terminar em grande em Novembro próximo.

Os pilotos tiveram toda uma indução com o propósito de se familiarizarem com as regras e comportamentos a ter em pista, tais como interpretação de bandeiras, forma de condução, regras de segurança, entre outros.

 

FORMAÇÃO DAS “TEAMS” EM MARÇO

A dimensão da prova leva a que tudo seja feito ao pequeno pormenor. Ou seja, todos os aspectos inerentes à competição são observados ao detalhe. Neste sentido, realizou-se, no passado dia 11 de Março, numa das unidades hoteleiras da capital, uma reunião com dez chefes de equipa.
O primeiro momento foi marcado por um convívio  no qual os participantes interagiram e trocaram experiências entre si.

Depois, iniciou-se uma acção de formação orientada por Jorge Maltezinho e Manuel Silva, sendo que a nota principal foi explicar o papel fundamental do chefe de equipa.

Foram abordadas, durante a formação, as técnicas e estratégias de liderança das equipas competitivas, tendo sempre em linha de conta as regras e procedimentos a ter em pista.

“Sentimos que, no final da formação, criámos figuras mais fortes, com maior responsabilidade e eficácia, de forma a realçar ainda mais as competências dos seus pilotos. E assim conseguimos, também, melhorar a qualidade do evento desportivo Picanto Cup”, refere a organização do campeonato.

UM EVENTO QUE ARRASTA MUITO PÚBLICO

Os amantes do desporto motorizado têm reencontro marcado com os “artistas das gincanas” quase cinco meses depois da derradeira prova, no ano passado.

A ânsia, claramente, assalta as mentes de quem desenvolveu, nas edições passadas, empatia com os pilotos que proporcionaram um grande espectáculo.

A partir de sábado, 22 de Abril, os amantes do desporto motorizado vão viver tardes carregadas de emoções e incertezas para conhecerem os vencedores da edição 2023 do Picanto Cup.
As bancadas irão, seguramente,  voltar a estar lotadas nas seis provas que comportam o calendário do Super Grande Prémio Picanto Cup.

Adultos, crianças e idosos têm a oportunidade de voltar a acompanhar, de perto, a evolução dos pilotos que prometem não deixar os seus créditos em mãos alheias. As famílias, tal como no ano passado, têm um espaço privilegiado para conviverem enquanto assistem a corridas emocionantes.
Ano passado, a Moztek Racing de Manuel Barbosa – hoje na Prodata 23 – e Mauro Almeida foi a grande vencedora do Picanto Cup.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos