O País – A verdade como notícia

Centro de Saúde Matola santos reabre portas

Foto: O País

O Centro de Saúde da Matola Santos vai reabrir as portas aos pacientes, próxima semana, depois do encerramento forçado pela água da chuva, que inundou pátio. A garantia da reabertura é do director de Saúde na Província de Maputo.

Na última semana era impossível, por terra, aceder ao recinto do Centro de Saúde da Matola Santos devido a água da chuva que tinha inundado todo perímetro da unidade sanitária, incluindo os principais acessos.

Neste momento, há trabalhos em curso envolvendo o Município da Matola, a comunidade local, a estrutura do bairro, assim como da Direcção Provincial de Saúde convista a retirada da água. Os trabalhos incluem jornadas de limpezas.

Daniel Chemane, director Provincial de Saúde, garante que com o ritmo actual do trabalho que está a decorrer tudo indica que para a semana o centro estará disponível para os utentes. “O trabalho que está a ser feito agora é para colocação de inertes que vai igualmente elevar a cota da superfície, o que pode permitir que mesmo em época chuvosa não volte a inundar. E com os trabalhos de limpeza em curso vamos ter acesso e uso da unidade sanitária já na próxima semana”.

Afinal, debaixo desta água que cerca a unidade sanitária da Matola Santos existe um sistema de colecta e  drenagem de águas pluviais, que, segundo as autoridades da província de Maputo, a tubagem foi bloqueada pela população, impossibilitando o escoamento da água da chuva para o mar. “Será necessário a substituição do sistema de drenagem, colocando uma nova tubagem, mas mais do que isso já temos um parceiro que se prontificou em apoiar na reposição desse sistema de colecta e drenagem das águas pluviais.

O Centro de Saúde da Matola Santos está projectado para beneficiar 65 mil utentes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos