O País – A verdade como notícia

Graduaram jovens moçambicanos do Programa Seeds for the Future 2023

Em colaboração com o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique e o Instituto Nacional do Emprego (INEP), a Huawei Technologies Mozambique, Limitada, concluiu na Sexta-Feira passada o programa  de Seeds for the Future 2023. Durante uma semana, o programa reuniu mais de 61 estudantes de diversas universidades de todo o país. Os objetivos do programa eram desenvolver talentos locais, partilhar conhecimentos, aumentar a sensibilização para a importância do setor das TIC e promover uma comunidade digital para jovens talentos das TIC.

A cerimônia contou com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, O Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Wang Hejun, o Director-Geral da Huawei Mozambique, Gil Zhang, o Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique, Prof. Dr. Jorge Ferrão e Director Nacional do Ministerio dos Transportes e Comunicações, Horácio Parquinio.

Durante a sua intervenção, Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações falou que “o investimento no desenvolvimento da capacidade humana, um dos objectivos do programa “Seeds for The Future” é uma outra área que o nosso Governo atribui grande importância por ser condição necessária para atingirmos a almejada digitalização do País. Agradecemos a Huawei, pelo seu papel no desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais do País. Reconhecemos, igualmente, a imprescindível parceria com o Instituto Nacional de Emprego para a materialização deste projecto”

Mateus Magala – Ministro dos Transportes e Comunicações

O Embaixador da República Popular da China, Wang Hejun apontou que, “o Projecto de Sementes para o Futuro não apenas é uma tentativa útil da Huawei para promover a cooperação bilateral e a intercâmbio civil, como também é um microcosmo das empresas chinesas em Moçambique que cumprem as suas responsabilidades sociais e promovem os intercâmbios interculturais, ainda é uma demonstração viva do grande potencial de cooperação entre a China e Moçambique no domínio das comunicações. As empresas chinesas, incluindo a Huawei, estão também ativamente envolvidas na construção de infra-estruturas de informação em Moçambique, contribuindo assim com a sabedoria e as soluções chinesas para melhoria das infra-estruturas digitais e a redução do fosso digital de Moçambique”, terminou o Embaixador.

 

Já o Director Geral da Huawei Mozambique,  afirmou que, “Este ano marca o vigésimo aniversário da entrada da Huawei em Moçambique. Durante 20 anos , aderimos ao conceito de “Em Moçambique, para Moçambique” e através de parcerias com o governo e operadoras, a cobertura de telecomunicação em Moçambique atingiu 75 % e a maioria dos moçambicanos tem acesso à era digital. Ao mesmo tempo, devemos trabalhar juntos para garantir que todos os moçambicanos, possam aproveitar os benefícios da transformação digital  através dos nossos programas e projetos como Seeds for the Future”, terminou o Sr. Gil Zhang.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos